sexta-feira, 30 de agosto de 2013

BOLETIM PREFEITURA DO CRATO

Comissão define organização do Desfile de 7 de Setembro no Crato

A Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura do Crato concluiu na terça-feira, 27, a última reunião, na Secretaria de Educação do município, para discutir a organização do Desfile de 7 de Setembro, que abordará o tema “Crato 250 anos”. A reunião contou com a presença da primeira-dama, Gil Mattos, dos gestores da Secretaria de Educação, representantes da Polícia Militar, Ronda do Quarteirão, diretores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino.  Também estão integrando os trabalhos órgãos como o Demutran, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Maçonaria. 

Os participantes debateram metas e estratégicas para a execução do desfile, além definir o esquema de trânsito, segurança, horários, propostas para a melhoria do evento e temas que poderão ser abordados pelas entidades no desfile. O tradicional ato cívico do município acontecerá na sexta-feira, 6 de setembro, com saída às 16 horas do Largo da RFFSA, percorrendo as principais ruas do Crato.
Ações de Assistência a Saúde marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo em Crato
O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, ontem, 29, uma manhã de atividades especiais pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em tendas organizadas na Praça Siqueira Campos, diversas atividades e serviços foram disponibilizados para a população. Dentistas  realizaram rastreamento de lesões causadas pelo cigarro, foram feitas verificações de pressão arterial, testes de glicemia, orientações e apresentação de dança, coordenadas por um educador físico e panfletagem.
Esse ano a campanha nacional de combate ao fumo tem como tema "Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro", que tem como intuito reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.  
A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Controle do Tabagismo, realizou ações durante toda essa semana, disseminando informações sobre os malefícios do cigarro e de como a qualidade de vida pode melhorar sem o tabagismo.
Segundo a Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, da Secretaria de Saúde, Isadora  Sousa, a comunidade participou ativamente da ação e pôde usufruir de assistência à saúde com profissionais habilitados. “O evento foi muito importante, e o nosso Programa continua. Objetivamos reduzir a prevalência de fumantes no município e a consequente mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco” explica.
É importante ressaltar que o Governo do Crato conta com uma equipe multidisciplinar em saúde, no Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Crato, para proporcionar assistência necessária e adequada aos tabagistas.  O Programa atende no Centro de Saúde Teodorico Teles, na Av. Teodorico Teles, 361.
Contato:
Secretaria de Saúde do Crato- 3586 8000
Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde Isadora  Sousa- 99222696
Secretaria de Educação realiza formação dos professores inseridos no Software Luz do Saber
A Secretaria de Educação do Crato realizou, nessa quarta-feira, 28, a formação de professores do Programa Luz do Saber Infantil, que aconteceu no laboratório de informática da secretaria. O programa que é um eixo de ação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) foi conduzido pela formadora do programa, Helena Duarte, e contou com a participação de 10 professores da rede de ensino do município lotados no laboratório educacional de informática. 

A formação acontece dentro da grade de atendimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) que promove o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs), na rede pública de ensino fundamental e médio.

Segundo o Coordenador municipal do Proinfo, Franco Emiliano, O Software Luz do Saber Infantil é um programa de alfabetização que atende alunos do 2º ano, com recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inclusão na cultura digital.

O encontro teve o objetivo de proporcionar um momento de estudo e orientar os professores a intervir positivamente e apropriar-se do Software Luz do Saber Infantil, a fim de planejar atividades didático-pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realiza capacitação de entrevistadores do Cadastro Único para o Bolsa Família
Com o objetivo de trazer mais qualificação aos seus servidores e benefícios às famílias cratenses, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realizou entre os dias 26 e 29 de agosto, no SEST/SENAT, capacitação de entrevistadores dos novos formulários do Cadastro Único para o Programa Bolsa Família.
A capacitação é regulamentada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde visa qualificá-los para o preenchimento de novos formulários do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, e com isso, melhorar e ampliar o atendimento aos usuários do Bolsa Família.
No último dia de capacitação, os participantes passaram por uma prova elaborada pelo próprio MDS, onde os servidores que se saírem melhor serão selecionados para fazer parte da equipe que irá desenvolver o Programa Bolsa Família no Crato. Na ocasião, a Secretária da SMTDS, Elisângela Rodrigues, pediu aos entrevistadores empenho e entusiasmo no desenvolvimento das atividades relacionadas ao cadastramento das famílias para receber este benefício.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário