terça-feira, 27 de agosto de 2013

Crato promove atividades no Dia Nacional de Combate ao Fumo

 
Com o tema "Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro", o Instituto Nacional de Câncer (INCA), com o apoio do Ministério da Saúde, lança mais uma campanha para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto e criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488. O objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.   
Nesse contexto, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Controle do Tabagismo, promove ações durante toda essa semana. Desde ontem, 26, até a próxima quinta-feira, 29, uma diversidade de atividades que visam promover informações sobre os malefícios do cigarro e de como a qualidade de vida pode melhorar sem o tabagismo, estará sendo disponibilizada nos postos de saúde e nos PSFs do município, inclusive nos distritos.
Palestras, rodas de conversas, orientações e distribuição de material educativo, tanto para o público em geral como para gestantes, hipertensos estarão acontecendo nessa semana e na quinta-feira, 29, será realizado um evento na Praça Siqueira Campos, de 8 horas da manhã ao meio-dia, onde a Secretaria de Saúde do Crato irá oferecer diversos serviços.
Entre as ações estão atividades educativas, dentistas que estarão realizando rastreamento de lesões causadas pelo cigarro, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientações e apresentação de dança coordenadas por um educador físico e panfletagem.
A coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Crato, Isadora Sousa, convida a toda população a participar desse momento de assistência à saúde com profissionais habilitados. “A Secretaria de Saúde tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes em nosso município e a consequente mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco”, explica.
O Governo do Crato conta com uma equipe multidisciplinar em saúde para oferecer a assistência necessária e adequada aos tabagistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário