sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Crato intensifica atividades de combate à dengue



No próximo sábado, 23/11, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em virtude da data e do compromisso com a saúde e a qualidade de vida da comunidade, o Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando desde ontem um trabalho intensificado no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o coordenador do setor de Endemias, Antonio Esmeraldo, todos os bairros do Crato já vêm sendo assistidos no que diz respeito ao controle da proliferação do mosquito, contudo agora é época do trabalho ser ainda mais intensificado “Ontem e hoje estamos realizando um trabalho de combate de forma absoluta. No Conjunto Novo Crato foi realizada entrega de sacos de lixos para que a população remova seus resíduos e hoje iremos buscar”, afirma. Cerca de 60 homens da limpeza pública municipal foram mobilizados para que os focos diminuam cada vez mais. Hoje também será realizado telamentos em caixas d’água que ainda se encontram descobertas.

Mobilização Social atua em conjunto com os agentes

A Coordenadora da Mobilização Social, da Secretaria de Saúde do Crato, Iracema Mariano, ressalta que esse trabalho é feito em conjunto. Todos mobilizados em prol do combate e prevenção da dengue. A Secretaria de Saúde conta com o total apoio dos Agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, Tiro de Guerra, Secretarias municipais de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Educação. Em todas as unidades de saúde os profissionais estão atentos para repassar informações sobre a dengue, bem como cuidados e maneira de se prevenir.

Hoje, a partir das 8 horas, no Polo de Atendimento Madre Feitosa, no bairro Seminário, haverá o momento simbólico em alusão ao Dia ‘D’ de Combate a Dengue, com apresentações teatrais, abordagem educativa e as atividades que já vinham sendo feitas como capinação, coleta de lixo entre outras. O evento terá a participação de estudantes de escolas da comunidade. A secretária de Saúde do Crato, Aline Franca, convoca a toda população para participar dessas atividades em prol da saúde de todos.
O mosquito da dengue Aedes aegypti se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença.

Contatos:
Iracema Mariano - Coordenadora da Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato - (88) 9965.4181 / Antonio Esmeraldo Coordenador do setor de Endemias- (88) 9659.7568

Nenhum comentário:

Postar um comentário