terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Donizete Arruda

Donizete Arruda
Jornalista Donizete Arruda (Foto: Agência Miséria)
Grande martelada de Zé Leite

Os vereadores de Barbalha Rildo Teles (PSL) e Bosco Vidal (PR) denunciam a demissão de cerca de 800 servidores contratados pelo prefeito Zé Leite. Essa Operação Degogla foi motivada pela assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, em novembro de 2013. Firmado o TAC, Zé Leite demitiu os 800 em dezembro . Os vereadores observam que as demissões poderiam ser feitas de forma gradativa e só após levantamento das necessidades nos setores de lotação. Rildo Teles chama a atenção para a Saúde, que acabou prejudicada . “Temos informaçõ es de que no Centro Materno-Infantil, foi grande a quantidade de vacinas que se perderam por falta de tratamento adequado, ou seja, por falta de pessoal,” disse Rildo. Para resolver carências, o prefeito remaneja profissionais de outros setores sem funções afins. Para os vereadores, Zé Leite aproveitou o TAC e enxugou a folha de forma abrupta.

Racha da oposição

Em Barbalha O poder é efêmero e muda as pessoas. Essa máxima está sendo cobrada nas ruas de Barbalha devido às rusgas surgidas entre os vereadores Rildo Teles e André Feitosa. Os dois teriam se desentendido porque André acusa Rildo de articular sua candidatura a prefeito em detrimento do nome de Argemiro Sampaio. Longe do confronto, o ex-prefeito Rommel Feijó reafirma o compromisso de apoiar a candidatura de Argemiro. Rildo nega pretender dividir a oposição e diz que apenas tem feito seu trabalho.Segundo ele, isso tem colocado seu nome na boca do povo. André é defensor da manutenção do nome de Argemiro à frente da chapa majoritária em 2016. Rommel Feijó terá que trabalhar muito para unir os vereadores brigões, sob pena de não dar os votos acertados aos candidatos a deputado Manoel Salviano (federal) e Samuel Araripe (estadual). Até porque o racha já começou: o vereador Rildo, deve votar em Arnon Bezerra. Outros candidatos que terão votos em Barbalha serão Mauro Macedo e Giovani Sampaio. Já Zé Leite, votará em Camilo Santana, para deputado federal, e Isaac Junior, estadual.

Danty de olho na Assembleia

Com a notoriedade alcançada ao denunciar o ex-presidente da Câmara de Juazeiro, Antonio de Lunga, e o vergonhoso Escândalo das Vassouras, o vereador Danty Benedito construiu um projeto para 2014. Anunciou ser candidato a deputado estadual, atendendo orientação de seu partido, o PMN. Candidatura definida, defenderá a bandeira da moralidade e da ética. Outro que pretende disputar vaga na Assembléia é o vereador Capitão Vieira. Primeiro, quer se eleger presidente da Câmara. Depois, entra na corrida pelo parlamento. Todos querem o apoio do prefeito Raimundo Macedo, que já tem em sua base dois pré-candidatos: Giovani Sampaio e Vasques Landim. Raimundão terá muito trabalho para administrar  tantas candidaturas.

Eunício visita Cariri após recado

O senador Eunício Oliveira desembarca no Cariri na quinta-feira, 16, para cumprir compromissos sociais e políticos. É o primeiro ato dele depois de ter declarado, publicamente, na semana que passou, só esperar até abril pelo apoio do governador Cid Gomes, quando pretende lançar sua candidatura ao Governo do Ceará. A corrida eleitoral está tensa. O governador tentou adiar para junho a definição de seu candidato. Eunício não topou. Também esclareceu que não há motivos para não ter o apoio de Cid e que é candidato ao Abolição em qualquer situação. O governador não quer antecipar esse debate. Mas, o PMDB de Eunício está em campanha. Na quarta-feira, retorna ao Brasil e, na quinta, visita Juazeiro, onde cumpre agenda com jeitão de quem já é candidato.

Mídia completa para ouvir Eunício

O Cariri será palco do futuro político do Ceará. Em Juazeiro, Eunício dará a primeira entrevista sobre suas declarações anunciando que não aceita a proposta do governador de adiar a definição de seu candidato para o mês de junho e que concorrerá ao Abolição, independente do apoio formal de Cid. Todas as atenções dos políticos e da sociedade estarão no Cariri . Na sexta, o governador viaja para os Estados Unidos onde ficará de férias por uma semana.

Dilema de Raimundão e Ronaldo

O rompimento anunciado do governador com Eunício provoca calafrios nos prefeitos Raimundo Macedo e Ronaldo Matos. Ambos temiam que esse dia chegasse. E ele está chegando. Apesar de ainda não haver a formalização do fim da aliança entre o PMDB e o PROS , Eunício não esconde que será candidato. Os prefeitos vão ter que se decidir entre a lealdade ao PMDB de Eunício ou seguir a orientação do governador Cid. Não há margens numa eleição tão disputada quanto a que se prenuncia para espertezas e subidas em muro. Os prefeitos de Juazeiro e Crato terão que ter lado. E saber escolher, sob pena de pagar um alto preço.

Disse me disse

Deputado Arnon Bezerra anuncia o apoio ao candidato do governador Cid . Mas, a direção nacional do PTB articula uma aliança para votar em Eunício. Problemas à vista.

Deputado Manoel Salviano procurou o PR e o PSDB para firmar uma coligação do PSD com esses partidos.

Os dirigentes tucanos e do PR quiseram saber de Salviano como ele poderia se unir numa aliança proporcional com os inimigos do governador Cid, que controla o PSD.

Salviano alegou ter autorização do ex-prefeito Gilberto Kassab para fazer acordos que salvem seu mandato, independente de vir a contrariar o Abolição. Ninguém acreditou nisso.

Candidato a deputado estadual, Samuel Araripe terá que resgatar importantes apoios que perdeu na sua principal base eleitoral, o município do Crato.

Um dos dissidentes mais convictos é o ex-candidato a prefeito, apoiado por Samuel, Dr. Cícero França. O ex-candidato e escudeiro fiel por 12 anos acusa Samuel de tê-lo abandonado durante a eleição de 2012 por entender que estava perdido.

Além de Dr. Cícero, Samuel perdeu grande parte dos vereadores após a divulgação das acusações de que eles estariam extorquindo dinheiro para votar em suas contas.

Hoje, na Câmara, Samuel conta com o apoio dos vereadores Guer, Bebeto Anastácio e Amadeu de Freitas.

Desculpe a ignorância, o Cariri vai ser palco do lançamento da candidatura do senador Eunício Oliveira ao Governo?

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário