segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Festa da Baixa Rasa faz cem anos com grande participação popular
Os cem anos de uma das mais tradicionais festas religiosas do Crato foram comemorados com a participação de milhares de pessoas. Os cerca de 400 cavaleiros que se reuniram para o cortejo logo cedo, no Lameiro, vivenciaram o momento especial, e alguns deles há décadas cumpre o mesmo ritual. A Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa contou com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, por meio das Secretarias de Cultura, Saúde, Meio Ambiente, entre outros segmentos da administração.
Entre as apresentações artísticas estivera a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto; a Lapinha, da Mestra Zulene; o Coco do SCAN; o Maneiro-pau, do Mestre Cirilo; e o Reisado do Mestre Aldenir. Várias barracas foram instaladas para a vendas de comidas típicas. Ações preventivas efetuadas por meio das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Controle Urbano, do ICMbio e Ibama.
O Governo Municipal disponibilizou transporte para melhor locomoção dos portadores de necessidades especiais e também dos idosos à Floresta Nacional do Araripe. Todos os documentos que resgatam a história da Festa, que também conta com romaria até a Flona, estão sendo reunidos pela Secretaria de Cultura, no intuito de trabalhar a patrimonialização dos festejos.
Secretaria de Agricultura do Crato incentiva projetos de psicultura e hortas para ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar
A Secretaria de Agricultura do Crato inicia o ano de 2014 reforçando seu trabalho na busca de novos investimentos para a zona rural. O primeiro será a continuação das melhorias das estradas vicinais, trabalho realizado pelas secretarias municipais de Obras e Agricultura.
Segundo o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, no período de chuvas os trabalhos devem diminuir o ritmo mas tão logo passe esse período as máquinas voltarão  a fazer os trabalhos de recuperação das estradas vicinais com o intuito de possibilitar melhor mobilidade e escoamento da produção.
Um projeto importante para o setor rural este ano de 2014, segundo o secretário Enrile Pinheiro é o apoio ao programa de desenvolvimento da aquicultura familiar no Crato, através da aquisição de uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira destinados à construção e adequação de viveiros de psicultura, prestação de assistência técnica e treinamento de produtores.
A ideia é implantar nas comunidades viveiros para criação de peixes, preferencialmente a tilápia. A parceria se dá através da prefeitura e do Ministério da Pesca, do Governo Federal.
A Secretaria vai fazer ainda uma parceria com o Instituto Agropolos, para implantar hortas em várias comunidades. Outro propósito da Secretaria de Agricultura do Crato é ampliar a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado no intuito de ampliar o Programa de Aquisição de Alimentos que atende principalmente os agricultores familiares, sendo importante para o Município por ampliar a renda dos produtores e gerar mais empregos.
 Prefeitura trabalha para instalar o Distrito Industrial do Crato
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato vêm trabalhando para a consolidação do Distrito Industrial do Município. De acordo com Venâncio Saraiva, o Distrito Industrial do Crato fica localizado na Vila Padre Cícero, com uma área de 125 hectares. A prefeitura já confirmou junto ao Governo do Estado a construção da estrada que cortará todo o Distrito Industrial, urbanizando essa importante área para receber investimentos e novas indústrias.
O projeto da infraestrutura do Distrito já foi elaborado. O secretário lembra que a implantação do distrito se dá de forma mais lenta, mas ao mesmo tempo bem mais estruturada.
A ideia é que nos próximos dois anos se instale, tão logo seja montada toda a infraestrutura com arruamentos, urbanização, asfaltamento de vias e a estrada.
Segundo Venâncio, a prefeitura irá trabalhar com metas e em cima de polos, com a implantação dos polos moveleiro, metalomecânico, calçadista e a atração de empresas de outros estados.
Venâncio acredita que entre 30 e 40 empresas do setor industrial devem se instalar em Crato gerando algo em torno de 3.200 empregos diretos.
Secretário de Obras Públicas visita Galeria danificada no bairro Sossego

 O secretário de Obras Públicas do Crato, Tácio Luiz de Carvalho, e o diretor da Secretaria de Limpeza, Obras e Manutenção do Crato, José Roque da Silva, estiveram visitando a galeria existente na rua Edilson Sucupira, no Bairro Sossego.
A visita foi realizada após denúncia de moradores do bairro e que foi imediatamente atendida. Durante a visita, ficou determinado de interdição imediata de um trecho da via e a abertura de processo licitatório para recuperação da laje que está parcialmente destruída.
O secretário confirmou que a interdição foi feita na tarde de ontem e visa proteger a integridade física dos pedestres e motoristas.  A previsão é que no dia 3 de fevereiro as obras de recuperação comecem. 

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social abre inscrições para os cursos do PRONATEC
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) do Crato e a Coordenação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), comunicam que a partir desta segunda-feira, 27, estarão abertas as inscrições para os cursos ofertados pelo programa.
Os cursos do PRONATEC serão realizados em equipamentos da assistência social, bem como nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), e em locais referenciados pelos mesmos, como escolas e associações, tendo como intuito beneficiar a população que vive em áreas de vulnerabilidade e risco social.
Atenção para o local das inscrições de cada curso:
Inscrições na sede da Secretaria:
Curso de LIBRAS- Local: SEST/SENAT- Noite.
Mecânica de Automóveis Leves- Local: SEST/SENAT- Noite
Operador de Telemarketing- SEST/SENAT
Inscrições no CRAS Muriti:
Curso de cuidador de idoso- Tarde
Local que acontecerá o curso: CRAS Muriti
Inscrições CRAS Batateira:
Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista- Noite
Local que acontecerá o curso: CAIC
Inscrições CRAS Seminário:
Curso de Assistente de Vendas- Tarde
Local que acontecerá o curso: Liceu  
Curso de Assistente de Planejamento e Produção- Tarde
Local que acontecerá o curso: Escola Polivalente
Inscrições Sinobilina Peixoto:
Curso de Cuidador Infantil- Noite
Curso de Assistente de Planejamento e Produção- Noite
Local que acontecerá os cursos: Escola Sinobilina Peixoto
Inscrições Associação do Bairro São Miguel:
Curso de Agente de Limpeza e Conservação- Manhã 
Local que acontecerá o curso: Associação do Bairro São Miguel

Secretaria de Educação inicia Semana Pedagógica

Será iniciada nesta segunda-feira, em Crato, a Semana Pedagógica. O objetivo é investir na capacitação da comunidade escolar. Com uma proposta inovadora, a Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico realiza uma série de atividades durante a semana pedagógica, e contará com palestras e discursões na busca de melhoria do ensino do município. O encontro estará reunindo professores, diretores, coordenadores e técnicos da Secretaria de Educação.
Além das ações que acontecerão durante o momento na escola, que irá discutir o Projeto Político Pedagógico (PPP), revisão de projetos institucionais, montagem do calendário da escola, entre outros, o evento estará trazendo a palestra “Comprometimento na educação: um fator de diferenciação”, com o renomado Dalmir Sant'Anna.
 PROGRAMAÇÃO
DIA 27/01
Manhã: Quadra Bicentenário
Público: Professores, diretores, coordenadores e técnicos da SME.
07:00h – Entrega de material
08:00h – Abertura
09:00h – Palestra: “Comprometimento na educação: um fator de diferenciação”, com Dalmir Sant'Anna (Curitiba)
                                                                            
Tarde: Teatro Salviano Arraes
Público: Auxiliares administrativos e de serviço, secretários, guardas, merendeiras e motoristas.
14:00h – Abertura
15:00h – Palestra com Dr. Eluizio Tavares

DIAS 28, 29 e 30/01 – Momento na escola
DIA 31/01
Manhã: Serrano
Público: Diretores, coordenadores e técnicos da SME
07:30h – Abertura
08:00h – Fala da Gestão
09:00h – Palestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário