sábado, 18 de janeiro de 2014



 

 

Justiça suspende por três anos direitos políticos de Marta Suplicy

Marta Suplicy (PT) à perda dos direitos políticos por três anos por considerar que houve irregularidades na contratação da instituição GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual) no mandato dela na capital.
De acordo com a decisão judicial, não foram comprovados prejuízos aos cofres públicos, mas a falta de licitação violou o princípios da isonomia

 

Polícia investiga saque de € 1,6 mi de conta que pode ser de Pizzolato

A Polícia Federal está investigando um saque de € 1,6 milhão feito em uma conta na Suíça que as autoridades acreditam ser do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.
Condenado no julgamento do mensalão, Pizzolato está foragido desde a decretação de sua prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em novembro de 2013.

Secretaria da Segurança vai investigar se Dirceu usou celular em prisão

A Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal irá investigar uma conversa entre o ex-ministro José Dirceu, que está preso desde novembro em Brasília, com um secretário do governo da Bahia.
De acordo com o órgão, a secretaria tem 30 dias para concluir a investigação e o resultado será encaminhado para a VEP (Vara de Execuções Penais) do Distrito Federal.

Prouni encerra inscrições; 1ª chamada será divulgada na segunda

O Ministério da Educação encerrou, na noite desta sexta-feira (17), as inscrições para concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2014. A primeira lista de selecionados será divulgada na segunda-feira (20). Os aprovados deverão apresentar a documentação nas universidades em que conseguiram a bolsa entre esta segunda e a sexta-feira (24). Caso sobrem bolsas, o MEC fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro.
Nesta edição, o número de inscritos foi maior do que em 2013. Até as 19h, o balanço parcial chegou a 1.171.116 candidatos, superando o total do ano passado, quando houve 1.032.873 inscritos.

Caos no presídio gaúcho gera polêmica

A situação caótica do Presídio Central de Porto Alegre provocou uma troca de acusações entre membros do Judiciário e do governo do Rio Grande do Sul.
O secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado, Juarez Pinheiro, emitiu nota criticando o juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Sidinei Brzuska, que afirmou terem ocorrido 12 assassinatos dentro do Presídio Central de Porto Alegre entre os anos de 2011 e 2013.
O secretário afirmou que “o magistrado atua há algum tempo na referida vara e só agora aponta a ocorrência de diversos homicídios no Presídio Central”.

Dilma diz não discriminar governador de oposição e alfineta Aécio

Em seu primeiro compromisso público do ano, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (17) que não pode fazer "discriminação por partido político" ao anunciar recursos federais para obras.
Um dia depois de seu opositor na corrida ao Palácio do Planalto, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), afirmar que o governo federal "lava as mãos" para a questão prisional no país e "empurra a responsabilidade para os ombos dos Estados", Dilma defendeu uma gestão "cooperativa" entre as instâncias da federação em qualquer questão.


“Rolezinhos” devem impactar na política cultural para jovens, segundo Marta Suplicy



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse nesta sexta-feira (17) que os “rolezinhos” devem impactar na política do ministério para ajuventude. “O ministério já está trabalhando nisso.
Com formação em psicologia, a ministra considera os “rolezinhos” uma questão complexa. “Tem muito a ver com ser adolescente. Poder ter coisas que nunca teve, como um celular 3G, tênis de marca, camiseta do ídolo de futebol e poder se exibir nos lugares que nunca foi. Como psicóloga, consigo entender isso muito bem, agora tem um significado mais amplo, que nós temos que avaliar [no ministério]”, declarou.

MA pede as primeiras transferências de presos a presídios federais

O Ministério da Justiça recebeu do governo do Maranhão os primeiros pedidos oficiais de transferência de detentos do Estado para presídios federais. A maioria está detida no complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, onde 62 presos morreram desde o ano passado.
Segundo o ministério, no pedido oficial constam 35 nomes de presos, mas apenas nove se encaixam no perfil para estarem custodiados no sistema penitenciário federal.

Onda de violência no Rio deixa 17 mortos em uma semana

Ao menos 17 pessoas foram assassinadas a tiros numa onda de violência que aterroriza a Baixada Fluminense há uma semana. A cúpula da Polícia Civil trabalha com a hipótese da maioria dos crimes terem sido motivados por uma disputa entre traficantes.

 

Super jumbo 747-8 da Lufthansa estreia no Brasil em março


O super jumbo Boeing 747-8 da Lufthansa- O mais longo avião de passageiros do mundo  que comporta uma média de 467 passageiros  - já tem previsão para entrar em operação na rota Frankfurt-Guarulhos: meados de março. A informação foi confirmada pela companhia aérea, que desde o ano passado tentava incluir o avião no voo para o Brasil, mas o equipamento não estava homologado para operar no aeroporto.
O super jumbo que virá para o Brasil será o 11º a integrar a frota da companhia alemã. Ele será usado na Copa e poderá inclusive transportar a seleção da Alemanha.


Raios danificaram a mão direita do Cristo Redentor

 

Parte do dedo da mão direita do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, quebrou após a forte chuva, acompanhada por muitos raios, que atingiu a cidade na noite da quinta-feira. Segundo o padre Omar, reitor do santuário, a mão direita da estátua já estava danificada devido à alta incidência de raios. 
'Dizem que raio não cai no mesmo lugar duas vezes. Mas no Cristo cai', brincou o padre. 'Temos muito cuidado para que a imagem esteja sempre protegida. A imagem tem para-raios. Mas o impacto está muito forte', completou.

A estátua, que teve parte de um dedo quebrada, vai passar por reforma em fevereiro, segundo padre e reitor do santuário.


Presidio de alcaçus no RN apresenta situação tão grave quanto a do MA

As visitas íntimas ocorrem de “forma promíscua” no meio do pavilhão. Apenas oito agentes penitenciários cuidam diariamente de 800 internos. Confinados sem atendimento médico, os presos sofrem com doenças infecciosas, como a tuberculose. O quadro não deixa dúvidas de que, se nada for feito rapidamente, o Rio Grande do Norte é forte candidato a se tornar o próximo Maranhão. O Estado potiguar, porém, não é o único postulante na fila. EmPernambuco, há unidade prisional com apenas dois agentes penitenciários para cuidar de 2 mil presos. Na falta de pessoal, o próprio bandido assume a chave da cadeia e impõe a lei do mais forte, mandando aplicar até surra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário