terça-feira, 14 de janeiro de 2014

o que acontece pelo Brasil



Dilma negocia ministérios com aliados


De olho na campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff começa nesta semana conversas com líderes de partidos aliados para discutir a reforma ministerial. Os dois principais aliados, PT e PMDB, serão os primeiros com quem a presidente vai tratar das mudanças.
Dilma avisou o vice-presidente Michel Temer (PMDB),  que ele será chamado esta semana para falar do troca-troca.

Planalto quer  aliados para somar tempo na TV
Além de ocupar as vagas de ministros que deixarão os cargos para fazer campanha, Dilma vai tentar contemplar os pleitos dos partidos pensando na composição para a disputa da reeleição e no tempo de TV das legendas na propaganda eleitoral.
O plano é conquistar o dobro do tempo dos adversários. Para a próxima semana, são esperadas conversas com representantes do PTB, Pros e PP. A ideia da presidente é abrir espaço na Esplanada para o PTB, que não ocupa um ministério desde 2009, e para o recém-criado Pros.

Eduardo Campos diz que não há definição sobre alianças do PSB nos Estados


Diante das especulações sobre divergências com Marina Silva (PSB), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disse na manhã desta segunda-feira (13) que não há definição alguma sobre a política de alianças nos Estados e afirmou que quem apostar no desentendimento entre ele e a ex-senadora "vai perder".

Disputas de terras acirram focos de tensão com índios

As disputas de terras entre índios e fazendeiros deverão ser motivo de dor de cabeça para a presidente Dilma Rousseff neste ano eleitoral.
A tensão em vários Estados do país vem se agravando, e os envolvidos apontam lentidão do Planalto na resolução de conflitos que podem estourar a qualquer momento. Entidades indigenistas culpam a permanência de fazendeiros em terras indígenas já homologadas e a paralisação no governo dos processos para demarcação de novas áreas.
Os ruralistas apontam irregularidades nos processos de demarcação como responsáveis pelos conflitos, dizem que o modelo atual só beneficia os índios e acusam o governo de tolerar invasões


Mãe de jovem sugada por ralo faz campanha on-line por mais segurança em piscinas


Odele Souza, mãe da jovem que vive há 16 anos em coma desde que teve os cabelos sugados em um ralo, e a ONG Avaaz, especializada em petições on-line, iniciaram uma campanha na internet pedindo a aprovação de projeto de lei que garanta mais segurança nas piscinas no país.
Na primeira semana deste ano, três crianças morreram no país após terem sido sugadas pelos ralos das piscinas onde brincavam. Outra garota chegou a ser sugada em piscina de um clube em Salvador (BA), mas sobreviveu.
O objetivo da campanha é chegar a 1 milhão de assinaturas e encaminhá-las ao Congresso Nacional. Odele faz parte de uma comissão que tenta tornar lei as normas de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para as piscinas.

Justiça determina construção de novos presídios em 60 dias no Maranhão


Justiça determinou nesta segunda-feira a construção de novos presídios no Maranhão no prazo de 60 dias, em resposta à crise carcerária que afeta as prisões do estado.
O  juiz Manoel Matos de Araújo, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís.determinou a realização, no prazo de 60 dias, de reformas no complexo penitencial de Pedrinhas, um dos mais violentos do país e onde em 2013 ocorreu a maior parte das 62 mortes registradas em presídios do Maranhão.
O descumprimento de cada uma das decisões será punida com uma multa diária de R$ 50 mil, segundo a sentença.
Além disso, o magistrado fixou um prazo de 30 dias para que todos os candidatos aprovados no concurso de agente penitenciário sejam nomeados.

Sobe para nove o número de mortes causadas pelas chuvas no interior de SP

A Prefeitura de de Itaóca (a 347 km de São Paulo) decretou estado de calamidade pública após as fortes tempestades que atingiram a cidade. A administração municipal já contabiliza no início da noite desta segunda-feira (13) oito pessoas mortas e ao menos cem desabrigadas. A Defesa Civil Estadual afirmou que ainda há pessoas desaparecidas.
As mortes foram causadas, principalmente, devido à cheia do rio Palmital, que inundou a região e derrubou casas. A cidade está sem abastecimento de água e energia elétrica, além de ter o acesso dificultado devido à queda de três barreiras.
Em Ilha Solteira (672 km de São Paulo), um forte vendaval derrubou uma árvore e matou um pessoa no bairro Recanto das Águas.

Em enterro, parentes relatam ligação de PMs com chacinas em Campinas

 

Parentes e amigos de vítimas dos 12 assassinatos em série cometidos em Campinas (SP), na madrugada desta segunda-feira (13), protestaram durante o enterro de sete dos mortos, que foram sepultados durante a tarde na cidade. Além de gritos de revolta contra a PM no Cemitério dos Amarais, testemunhas relataram que os autores estavam fardados e fizeram questão de deixar claro que eram policiais. Uma das hipóteses da Polícia Civil é de que os homicídios, que incluem duas chacinas, seriam uma vingança pelo assassinato de um policial militar em uma tentativa de roubo. Entre os mortos, sete têm passagem pela polícia e os outros cinco não têm antecedentes criminais.


Cariocas marcam 'rolezinho' no Leblon em apoio a jovens de São Paulo


Um grupo que defende a extinção da Polícia Militar marcou, por meio do Facebook, um "rolezinho" no shopping Leblon, na zona sul do Rio, no próximo domingo (19).
O evento, dizem os organizadores, será em solidariedade aos participantes de eventos semelhantes em São Paulo, que vêm sendo proibidos pela Justiça e reprimidos com violência pela PM.
Até o início da tarde desta segunda (13, já tinha quase 4.000 confirmações de presença e quase 45 mil convidados.
Ao menos seis shoppings de São Paulo conseguiram uma liminar na Justiça para impedir os encontros de jovens; a assessoria do shopping Leblon, no Rio, disse que o estabelecimento iria enviar uma nota oficial com sua posição em relação ao evento marcado para a tarde do próximo domingo.

Tiroteio entre PM e assaltantes termina com 8 mortos no interior de Rondônia


Um tiroteio entre policiais militares e um grupo de assaltantes terminou na manhã desta segunda-feira (13) com oito suspeitos mortos e um PM ferido na cidade Campo Novo de Rondônia (a cerca de 300 km de Porto Velho).
Os policiais interceptaram dois carros onde, segundo a PM, estavam nove homens que haviam realizado um arrastão em bancos e comércio da cidade.
Segundo o tenente-coronel Enedy Dias de Araújo, os criminosos vestiam fardas da Polícia Militar e fugiram da cidade em dois carros da PM.


Mãe e padrasto de Joaquim viram reús

A psicóloga Natália Mingone Ponte, de 29 anos, e o técnico em sistemas de informática Guilherme Raymo Longo, de 28 anos, a partir de agora são oficialmente considerados réus no processo que trata da morte do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, ocorrida em novembro do ano passado. Os dois devem responder por homicídio triplamente qualificado, sendo o padrasto acusado ainda de ocultação de cadáver - o corpo foi achado em rio de Barretos cinco dias após o desaparecimento do garoto. A decisão foi assinada pelo juiz substituto André Quintela Alves Rodrigues, atendendo a recomendação do Ministério Público.
Nesta semana o promotor Marcus Túlio Nicolino deverá acionar a Procuradoria de Justiça para que recorra contra a liberdade de Natália. Ele quer que ela volte para a cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário