quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Prefeitura apoia ação de incentivo a leitura na Comunidade do Gesso

A Trocaria na Comunidade do Gesso, que já está na sua 6ª edição, incentiva a leitura através da troca, empréstimo, doação de livros, roda de poesia e contação de histórias. A última ação, realizada no dia 26/01, no campinho da comunidade, contou com a Biblioteca Móvel, da Secretaria de Educação do Município, onde pôde proporcionar às crianças de forma lúdica um contato com as histórias da literatura infantil.

Outra ação que vem sendo consolidada dentro do projeto é a Roda de Poesia, onde a comunidade tem a oportunidade de ler, conversar e conhecer poetas. De acordo com uma das coordenadoras da Roda de Poesia, a poeta Poliana Leandro, a ideia é tornar a poesia acessível à comunidade. Ela destaca que todos se sentem a vontade para ler poesia independente de ser poeta ou não. “É como se todos estivessem em casa, temos um caráter bem informal”, frisou a poeta.

A comunidade também aproveita para fazer empréstimos de livros. As crianças são as que mais procuram e só devolvem na trocaria seguinte. Além do trabalho de incentivo à leitura, a Trocaria também proporciona a troca de roupas, calçados, bolsas e outros objetos. Os moradores também podem aproveitar para fazer aferição da pressão e aplicação de flúor. Existem também atividades de pinturas e desenhos para as crianças.

A Trocaria é uma realização do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Governo do Crato, através das secretarias municipais de Serviços Públicos, Esporte, Saúde, do Trabalho e Desenvolvimento Social  e Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude, além de outras instituições da região.

Crato na IX Conferência Nacional de Assistência Social

Com o objetivo atuar com ações qualificadas no Crato, uma equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), tendo à frente a gestora da pasta, Elisângela Rodrigues, participou da IX Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília. O evento foi realizado em dezembro e contou com a presença de deficientes visuais do Crato. A conferência teve por objetivo trocar diretrizes e propor ações a serem implementadas na política de assistência social em nível de União, Estado e Município, decidindo também as prioridades da política pública de assistência social no biênio seguinte.

De acordo com o assessor jurídico e secretário executivo dos conselhos, Jucycler Ferreira, ao final da conferência, foram feitas algumas deliberações, entre elas o aumento da renda per capita do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o aumento também do repasse financeiro do cofinanciamento para a assistência social.

Na ocasião, a equipe da SMTDS procurou soluções para alguns problemas relacionados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e também tratar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Este programa é implantado por meio de convênio formalizado entre o MDS e o Estado/Município, e prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação às entidades sócioassistencias que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Governo cratense empossa o Conselho Municipal Antidrogas

A Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) convidam a todos para a posse do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), a ser realizada na manhã do dia 30/01, na sede da SMTDS. Na ocasião, acontecerá também a eleição da mesa diretora do conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário