quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


Prefeitura do Crato lança edital do Concurso Logomarca Crato 250 anos

A Prefeitura Municipal do Crato lançou edital para concurso da logomarca dos 250 anos da cidade. O lançamento aconteceu no Gabinete do Prefeito, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, na manhã da última terça-feira. A administração cratense inicia uma série de ações voltadas para a comemoração dos dois séculos e meio de história da cidade e todos os meses subsequentes, até 21 de junho, haverá uma programação de aniversário.

O Concurso Logomarca Crato 250 anos foi lançado por meio da Secretaria de Cultura da cidade, com o objetivo de escolher a melhor criação da marca dos 250 anos, conforme as especificações compostas no edital, que está disponível no site oficial da prefeitura, com todos os critérios. As inscrições para concorrer devem ser feitas de 10 a 14 de março de 2014, com envio dos envelopes, nos horários das 13h às 14h30. No documento, estão dispostos o regulamento do concurso e formulário de inscrição.

Poderão participar do processo de escolha, qualquer pessoa física, com projeto inédito e autoria própria. O envelope deve ser encaminhado à Secretaria de Cultura, à rua Teophist Abath, s/n, em Crato. As inscrições podem ser efetuadas de forma gratuita. De acordo com os critérios técnicos exigidos em edital, o material deverá ser apresentado em um papel A4, branco, impresso apenas em uma face, gramatura livre e nas suas cores originais. Deverá vir acompanhado de um CD, contendo arquivos digitais referentes à logomarca. Além disso, são exigidas as formas de recebimento do material, conforme embalagem. O concurso ficará à cargo de uma comissão organizadora, com dez membros, nomeada pelo prefeito do Crato.

O resultado oficial do concurso será publicado no Diário Oficial e no site da prefeitura do Crato, endereço: www.crato.ce.gov.br, a partir do dia 21 de março de 2014. O autor da proposta vencedora ganhará um prêmio no valor de R$ 3 mil.  A logomarca vencedora será utilizada em todos os eventos comemorativos dos 250 anos do Crato em material gráfico como folderes, cartazes, envelopes, além da internet, em filmes e vídeos. O autor da logomarca cederá os direitos autorais e patrimoniais para a prefeitura, que poderá usar a logomarca, mesmo após o período comemorativo.


Crato debate potencialidades para o turismo

Novos projetos voltados para as potencialidade e fortalecimento do turismo no Crato foram debatidas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato por técnicos, secretários da administração e representantes de instituições, destacando alternativas viáveis para serem trabalhadas como destinos indutores na cidade, na noite da última terça-feira. O debate foi promovido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, tendo à frente o chefe da pasta, Venâncio Saraiva, que coordenou a reunião.

Estiveram presentes os gestores da Saúde, Agricultura, Cidade, Cultura, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Procuradoria do Município. A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisângela Rodrigues, representou, na ocasião, o prefeito municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.

O secretário Venâncio Saraiva destacou os projetos na área do turismo a serem abordados pelos técnicos e representantes de instituições, perpassando pelo processo de gerenciamento e gestão, o turismo religioso, o ecoturismo, turismo cultural, as principais áreas de lazer do município, mobilidade urbana, eventos e divulgação, além da segurança ofertada ao turista. O aspecto religioso foi abordado pelo pároco da Sé Catedral, Edmilson Neves; o turismo cultural, pela gestora da Cultura, Dane de Jade, além das ciclovias, por Ernesto Rocha, com uma perspectiva de regionalização do turismo. O projeto de mobilidade urbana e recuperação de espaços de lazer, como a nascente, foi exposto pelo secretário da Cidade, José Muniz. Um projeto da Guarda Municipal, para atuar na cidade com bicicletas, foi exposto pelo diretor Júlio César, com a Guarda Turística Municipal.

Propostas como a divulgação maior do nome do Padre Cícero, pontos históricos da cidade, fatos históricos, rede de visitação aos casarios antigos, entre outras questões foram ressaltadas. A secretária de Cultura destacou o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto como área em potencial para divulgação turística, pela relevância do acontecimento, fenômeno que mobilizou mais de cinco mil pessoas, estudado por diversos pesquisadores do Brasil.

A integrante do Instituto Federal, Ione Chaves, que tem desenvolvido um trabalho de catalogação e realizado inventário em várias cidades do Estado, ressaltou a relevância de todos os contextos de inserção dos diversos aspectos relacionados ao turismo. Ela disse que o caminho agora é possibilitar o levantamento de todos esses potenciais, para compor um documento que fará parte do inventariado turístico da cidade. Com isso, conforme Venâncio, se torna possível que novos projetos nesse segmento econômico sejam realizados pelo Crato.


Secretaria de serviços públicos amplia serviços de limpeza

 

A secretaria de Serviços Públicos, através do secretário Francisco Xenofonte de Moraes (Antonio de Mano), montou força tarefa para ampliar os serviços de limpeza na cidade do Crato, neste início de ano. Entre as ações estão os serviços de capinação, poda de árvores, limpeza e coleta de lixo e entulho.

No mês de janeiro já foram concluídos os serviços de limpeza nos bairros Sossego e Ossian Araripe ( Caixa D´Água ). As equipes estão atuando em todas as áreas da cidade, incluindo os bairros Pinto  Madeira, Vila Lobo, Vila Alta, Grangeiro, Parque Granjeiro e,  posteriormente, estarão atuando nos bairros Pantanal, Alto da Penha, Mutirão, São Miguel.

São 45 homens envolvidos nos trabalhos e para reforçar os serviços. A secretaria adquiriu 12 contêineres grandes; 17 carros coletores de lixo de 120 e 250 litros; 60 vassouras grandes para asfalto e praças; 250 pares de luvas e 13 mil sacos de plástico com capacidade para 100 litros cada.

Os trabalhos fazem parte da política da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo orientação do prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que é de proporcionar ambientes saudáveis para todos os cratenses.


Governo cratense apoia mais uma edição do projeto Trocaria no Gesso

O Coletivo Camaradas realizará mais uma edição da Trocaria no Gesso, no próximo domingo, 26, a partir das 15h, no Campinho da Comunidade.
 
A ação acontece desde agosto do ano passado, e consiste em oficinas circenses, roda de poesia, apresentações artísticas, contação de histórias, além de trocas e empréstimos de livros. As pessoas também podem trocar roupas e outros objetos. Uma das novidades é que a partir desta edição, as pessoas poderão comprar roupas por apenas R$1,00.
 
De acordo com o Coordenador de Finanças do Coletivo, Ricardo Alves, esta é uma forma de garantir a sustentabilidade da ação e promover outras atividades na comunidade. Ele ressalta que durante este ano, serão realizadas vivências artísticas, oficinas, exposições, dentre outras atividades, inclusive com a participação de artistas de outros estados.   
 
A Trocaria no Gesso conta com a parceria as Secretarias Municipais de Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, Serviços Púbicos, Saúde, Esporte e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude; do Projeto Nova Vida; Grupo de Performances Cênicas; Companhia Brasileira de Teatro Brincante; Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea; Coletivo Philantropia; Laboratório Paideia/UFCA; e da União da Juventude Socialista (UJS).
 
O Coletivo Camaradas recebe doação de roupas, livros, bolsas, vinis e outros objetos para a trocaria. As doações podem ser entregues no Projeto Nova Vida, localizado na Rua São Francisco, 58, na Comunidade do Gesso. Para maiores Informações através do telefone (88)9661-6516.

Nenhum comentário:

Postar um comentário