quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


Comissão do Ministério da Educação chega hoje ao Crato para conhecer os serviços de saúde existentes no Município

O Município do Crato recebe a partir de hoje  - e com término dos trabalhos na sexta-feira, 28, a Comissão de Avaliadores do Ministério da Educação, com o intuito de concluir a etapa de seleção do Crato para instalação na cidade de um curso superior de Medicina.
A etapa da visita in loco da comissão tem como objetivo conhecer os serviços de saúde existentes no Município, como hospitais, unidades de saúde, Upa, entre outros equipamentos, a fim de verificar as condições de oferta dos serviços para instalação do curso de medicina.
A prefeitura do Crato dará total suporte à visita da equipe, formada por três médicos especialistas em ensino médico, possibilitando o acesso a documentos, informações, descolamento da equipe aos equipamentos de saúde, e disponibilização de sala com computador e acesso a rede mundial de computadores para trabalho da comissão, além de agendamento de reunião com o conselho municipal de saúde e outras instituições que forrem necessárias ou requisitadas pela comissão.
A vinda dessa comissão ao Crato é a etapa final do processo de instalação de um curso superior de medicina na cidade.
Segundo o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos essa será uma conquista de toda a sociedade cratense que se uniu para trazer para a cidade um equipamento importante para a consolidação do Crato como pólo universitário em um momento de crescimento dos investimentos públicos e privados no Município.
O prefeito autorizou que a Secretaria de Saúde dê todo o suporte e acompanhe a comissão no que for necessário para o bom desempenho de suas funções.

Crato sediará encontro de secretários municipais de turismo do Cariri
A Prefeitura do Crato através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SDET  realiza nesta quarta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo, no Bairro São Miguel, uma reunião com  secretários municipais de turismo.
O encontro vai reunir secretários de turismo de municípios que fazem parte do Mapa Turístico do Cariri (de acordo com a Portaria nº 313, de 03 de dezembro de 2013) com o objetivo de discutir projetos integrados para alavancar o turismo na Região.
O evento pretende ainda debater a  divulgação do Programa Viaja Mais Melhor Idade, desenvolvido pelo  Ministério do Turismo e  a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e a participação do  Cariri na BNTM 2014 (Brazil National Tourism Mart), evento nacional de turismo em sua 23ª edição, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de março, na Arena Pernambuco, em Recife, cujo evento  discutirá a atração de investidores nacionais e internacionais para o Nordeste e também para o Cariri.
A ideia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato é unir os secretários municipais de turismo para se alavancar os destinos turísticos da região, bem como, efetivar um calendário para  debater com os prefeitos das cidades as potencialidades turísticas de cada município.
A reunião será coordenada pelo secretário Venâncio Saraiva.
Participam do encontro representantes do Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Nova Olinda, Assaré, Barbalha e Missão Velha.

Secretaria de Educação encerra Programa Brasil Alfabetizado

A Secretaria de Educação do município do Crato realizou no ultimo sábado, 22, no Teatro Salviano Arraes, o encerramento do Programa Brasil Alfabetizado com a entrega do certificado aos alfabetizadores. O programa iniciou no em julho de 2013 e atendeu 75 turmas, sendo 40 na zona rural e 35 turmas na sede do município.
Segundo a responsável pelo programa, Franci Freire Brito, o município do Crato já fez adesão para a nova etapa do programa 2014, que está previsto para iniciar no mês de maio.
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Os municípios participantes, como o Crato recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. 
O encerramento do programa, que tem o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, contou com a presença da secretária de educação Meyre Muniz, com o secretario pedagógico Carlos Queiroz, com a coordenadora da Unidade de Programa e Projeto, Valeria Lima, além dos coordenadores do programa, alfabetizadores e representantes de alunos.

Representantes da Secretaria de Cultura do Estado e do Ministério da Cultura apresentam  Editais de 2014 em Crato

Representantes da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT), através da Coordenação dos Pontos de Cultura, juntamente com o Ministério da Cultura, visitaram o município do Crato, nos dias 20 e 21 de fevereiro para apresentar os Editais 2014. Esta ação acontecerá em mais 14 municípios cearenses.
De acordo com o Coordenador dos Pontos de Cultura, Xauí Peixoto, nessas visitas, a SECULT visou trabalhar três ações: assessoria aos pontos de cultura, lançamento dos editais e a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura.
Os representantes do Ministério da Cultura ofereceram assessoria técnica e acompanhamento às análises de prestações de contas de convênios firmados com os Pontos de Cultura no Estado.
Ao Edital Mecenas do Ceará e ao Edital Carnaval do Ceará, lançados respectivamente, em dezembro de 2013, e em janeiro deste ano, somam-se o Edital Ceará de Incentivo às Artes, o Edital Ceará Cinema e Vídeo, o Edital Ceará da Paixão e o Edital Ceará Junino, todos com recursos ampliados em relação às edições anteriores.
Ao todo, são mais  de R$ 11,6 milhões de reais em investimento direto do Governo do Estado para a realização de projetos culturais, fomentando produção, formação e difusão, impulsionando a economia da cultura, principalmente, beneficiando o cidadão com o acesso a produtos culturais de qualidade.
No Crato a Secretaria de Cultura trabalho no apoio às pessoas e instituições que queriam participar com a elaboração de projetos para concorrer a recursos dos editais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário