sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Equipe articuladora do Selo Unicef do Crato apresenta o projeto a segmentos da sociedade

Com o objetivo de sensibilizar diversos segmentos da sociedade, o Governo Municipal e a equipe articuladora do Selo Unicef do Crato realizaram na manhã de ontem, 6,  no Teatro Municipal Salviano Arraes, encontro para apresentar da campanha do selo para o município.

Durante o encontro, a articuladora do Selo Unicef no município do Crato, Sandra Maria Costa, ressaltou a importância do projeto, e explanou o processo a ser percorrido para que a cidade do Crato conquiste o selo.

“A proposta do selo prioriza o foco na qualidade de vida das pessoas, em especial das crianças e dos adolescentes. Este é um desafio para o nosso município, e o nosso papel é impulsionar pessoas que trabalhem para essa conquista”.

Na ocasião, a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisângela Rodrigues, frisou que esta mostra é o ponto de partida para a luta da conquista do selo.

O encontro contou ainda com apresentações culturais dos grupos do Projeto Nova Vida e dos Filhos de Maria, e também com a participação da representante da primeira dama do Crato, Gil Gomes de Mattos; representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA),  do Conselho Tutelar e do Legislativo Municipal.

 
Crato sedia Encontro Regional dos Conselheiros Tutelares

A Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) participaram no último dia 31 de jneiro, no Teatro Municipal Salviano Arraes, do Encontro Regional dos Conselheiros Tutelares, evento promovido pela Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros do Estado do Ceará (ACONTECE).

Durante o encontro, o presidente da ACONTECE, Eulógio Alves, agradeceu o apoio dado pela Prefeitura do Crato, e falou sobre os direitos e as garantias dos conselheiros tutelares, bem como,  das  políticas públicas elaboradas para a criança e o adolescente.

Em sua fala, a titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) Elizângela Rodrigues  destacou o papel do conselheiro tutelar, a posição que este assume, e agradeceu a escolha do município do Crato como sede do encontro.

Articulador adjunto da ACONTECE, o conselheiro Edmilson Romão frisou que se todos que fazem parte do Conselho Tutelar se unirem, reivindicando por melhorias para as crianças e os adolescentes, é possível dá um norte, pois segundo ele, a nossa região está crescendo.

Na ocasião, foram realizadas palestras sobre a valorização dos conselheiros tutelares e seus desafios, dinâmicas de grupos, apresentação do trabalho de alguns projetos sociais, entre outras atividades.

Prefeitura do Crato reformula Zona Azul no centro da cidade

O Município do Crato está realizando um processo de licitação para que uma empresa se qualifique e  se credencie para a venda dos bilhetes e o monitoramento do programa Zona Azul no município.

Com relação a prazos, a Prefeitura Municipal está se empenhando para que o sistema rotativo possa funcionar em um prazo de 30 dias, já que a lei estabelece trâmites que precisam ser observados e cumpridos.

Com relação ao tipo de empresa que possa prestar esse serviço o procurador-geral do Município, George Borges, esclarece que, para uma empresa se cadastrar, é necessário ter suporte técnico, e financeiro, pois esta empresa irá contratar os referidos monitores, pagar os impostos e os direitos trabalhistas. Caberá à prefeitura fiscalizar para que tudo esteja dentro do que diz a lei.

Esclarecemos ainda, que a administração municipal, não terminou com o Zona Azul, mas que o mesmo apenas passa por um processo de reformulação para uma melhor adequação dos serviços.

Dr. George Borges, Procurador do município, informa que desde o dia 13 de dezembro de 2013, o município tinha  um contrato com os monitores do Zona Azul, e que a partir dessa data, o contrato não foi renovado. O Município passou através de um decreto a realizar o cadastramento de empresas E  pessoas físicas que quisessem revender o bilhete, e que até15 de janeiro último ninguém se cadastrou para revender os bilhetes.

Por conta disso, o município resolveu readequar o Zona Azul fazendo mudanças na forma de seu funcionamento.

Siga algumas dicas do DEMUTRAN:

1 – O fato do Zona Azul não estar funcionando temporariamente, não implica dizer que qualquer veículo pode estacionar na referida área. Lembramos a população que apenas o pagamento pelo estacionamento é que foi temporariamente suspenso, e que nessas áreas, só é permitido estacionar automóvel.

2 – Se qualquer veículo estacionar, (tipo moto), nos lugares dos carros, estarão cometendo uma infração leve, 3 pontos na habilitação, R$ 53,20 e a remoção do veículo como medida administrativa.

O DEMUTRAN informa também que uma equipe  de agentes de trânsito estÁ fiscalizando o centro da cidade, e que a população deve respeitar as leis a normas de trânsito.

Qualquer dúvida a população pode ligar para o DEMUTRAN pelo número: (88) 3523-5232.


Deputado Guimarães ao Cariri e discutirá reivindicações do Crato

O deputado federal José Guimarães (PT) vai estar no Cariri nesta sexta-feira, 7, para discutir junto à Universidade Federal do Cariri (UFCA)  o processo de implantação e expansão da instituição.

Na oportunidade,  o deputado José Guimarães informaráo estágio da negociação que vem travando com o Ministério da saúde para a criação de um hospital universitário no Crato, como forma de aprimorar a formação dos alunos dos cursos de medicina da região – por meio de residência médica. Seria ainda mais uma opção de atendimento para a população.

“Já apresentamos o pleito ao Ministério e estamos em fase de discussão e estudo. Mas estamos totalmente empenhados e muitos otimistas. É uma oportunidade de ouro para o Crato e uma bandeira minha em Brasília”, disse Guimarães.

Em sua visita ao Cariri para se reunir com o vice-reitor da UFCA, Ricardo Ness, o parlamentar manterá encontro com o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos para discutir reivindicações do Crato junto ao  Governo Federal.

*com informações da assessoria do parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário