segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014



Vereadores  de   Santana do Cariri: denunciam compra exorbitante de colorau

A prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação, comprou somente no mês de dezembro de 2013 um montante de 889 kg de colorau para a merenda escolar. A compra, feita pelo sistema Compra Direta, programa do Governo Federal, foi considerada exorbitante pelos vereadores de oposição do município.

A vereadora Gilvaneide Sisnando (PR) apresentou notas fiscais e empenhos pagos da mercadoria. Após a sessão, Gilvaneide e mais os vereadores Arclébio Dias (PSD) e Vicente Brilhante (PSD) foram ao almoxarifado da Secretaria de Educação para verificar a existência da mercadoria.
 O deposito não abriu e os vereadores não tiveram acesso ao interior do prédio.

Segundo o vereador Vicente Brilhante, o estranho é que não há produção de colorau no município.

No  ano de 2012 a compra de colorau foi de 35 kg. Mesmo com a denúncia, a Câmara, não foi permitida a formação de uma Comissão para investigar o caso, mas os vereadores de oposição asseguram que o caso será investigado e denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU), já que, se trata de verba federal.

Ainda, segundo o vereador Vicente Brilhante, os parlamentares já têm em mãos depoimentos de agricultores que admitiram ter incluído o colorau na nota, mesmo sem a produção, a pedido da Secretaria de Educação. Eles admitiram, ainda, não ter entregado a mercadoria.

O secretário adjunto de Educação de Santana do Cariri, Jeferson Feitosa Gomes, considerou as denúncias exageradas e sem fundamento. Segundo ele, a mercadoria foi adquirida com orientação da, então, nutricionista da Secretaria Maria Luiza dos Santos. Ela teria indicado uma compra de até 2 mil kg do produto por ano. Maria Luiza não faz mais parte dos quadros da Secretaria e, no momento, quem responde pelo setor é a nutricionista Monique Érica Saraiva.

Fonte: Miseria

Nenhum comentário:

Postar um comentário