quarta-feira, 12 de março de 2014

DEPUTADO ROQUE FAZ HOMENAGEM AO MAJOR-BRIGADEIRO JOSÉ SAMPAIO MACÊDO






No primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (11/03), o deputado Sineval Roque (PROS) fez homenagem ao major-brigadeiro do ar José Sampaio Macêdo, nascido no Crato, região do Cariri, em 17 de outubro de 1906.
Lendo reportagem da revista Aeronáutica, o parlamentar fez referência ao primeiro comandante da Base Aérea de Fortaleza. “Quero registrar a importância dessa Base Aérea não sair de Fortaleza, querem levar o equipamento para Natal, e temos que nos unir contra essa mudança.” Ressaltou o deputado.
Roque afirmou que o Brigadeiro, como era conhecido o idealizador do Correio Aéreo Militar, que, depois se transformou em Correio Aéreo Nacional, aproximou comunidades isoladas do Norte e Nordeste do país. “Grande desbravador das estradas do céu. Ele era apaixonado pela aventura de voar e viveu à frente de seu tempo.” Enalteceu. O deputado fez referência ao translado de 30 aviões norte-americanos realizado entre os anos de 1940 e 1941, usando a rota do Oceano Pacífico. “Era um percurso inédito e difícil, que só poderia ser feito por um homem de fibra e piloto audacioso. Ele foi comandante da 1ª esquadrilha a fazer essa viagem com 12 caças.” Pontuou.
O parlamentar destacou ainda a participação do Brigadeiro na construção do aeroporto de Fortaleza, que seria no bairro da Aldeota. “Ele atuou com firmeza para que esse absurdo não acontecesse. Aldeota, na época, já era um importante bairro da Capital.” Afirmou.
O Brigadeiro faleceu no dia 14 de fevereiro de 1992, em Fortaleza, seu corpo foi levado ao Crato, onde foi enterrado em um sítio particular. Segundo o deputado Roque, a maior lição deixada pelo aviador, que inaugurou vários campos de pouso no Nordeste, foi o amor pela sua terra. “O Brigadeiro nos deixou várias lições de vida. A garra é uma delas, mas a maior de todas, é o carinho, amor e dedicação que ele tinha pelo povo cearense e pelo Cariri.” Concluiu o deputado Roque.


Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PROS)
Caio Bem
(88) 3523-2438 / (85) 3277-2562
www.sinevalroque.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário