segunda-feira, 24 de março de 2014

Município do Crato totaliza 1.070 vagas dos cursos do PRONATEC no primeiro trimestre de 2014

Com o intuito de oferecer a jovens, adultos e idosos cursos de capacitação e acesso ao mercado de trabalho, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), informa as ações desenvolvidas pelo setor do trabalho da SMTDS durante o primeiro trimestre do corrente ano, especificamente com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

De acordo com relatório da coordenadoria da Área do Trabalho da SMTDS são  ofertados 31 cursos profissionalizantes, entre eles, de maquiador,  pizzaiolo, mecânico de automóveis  e operador de telemarketing. Os cursos em andamento estão sendo realizados no SEST/SENAT, SENAC, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas e associações.

Foram ofertados nesse primeiro trimestre, 50% da pactuação de 2013 totalizando 1.070 vagas. Ainda neste semestre, terão novas inscrições no SENAI, onde a secretaria tentará viabilizar cursos do PRONATEC para as associações da zona rural do município. 

Coordenadoria de juventude lança cadastro que pretende saber, quem é nossa juventude

A coordenadoria de Juventude do Crato lança um cadastro de organização juvenil, que visa traçar um perfil da juventude organizada de nossa cidade. O formulário de cadastro das organizações juvenis pretende identificar as necessidades da juventude cratense e a partir dessas informações poder construir politicas públicas de maneira mais eficiente.

De acordo com a coordenadora de juventude do município, Erika Cristina, a população jovem do Crato, com faixa etária de 15 a 29 anos, corresponde a 30% do total de habitantes, número significante que requer atenção especial devido as suas especificidades. Segunda ela, o cadastro pode e deve ser preenchido por qualquer movimento de juventude como grupo, associação e equipe coletiva que se encaixe no perfil jovem.

A coordenadora acrescenta que o objetivo da coleta de dados é traçar um perfil das organizações que será apresentado a população e poder público com o intuito de ofertar políticas públicas específicas com a realidade de cada um.

Segue link do cadastro:

Município do Crato participa da 5ª Oficina Regional de Capacitação do Financiamento do SUAS

A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SMTDS), participou nos dias 20 e 21 de março, no auditório do SEST/SENAT, da 5ª Oficina Regional de Capacitação do Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS).

Na ocasião, técnicos do Governo do Estado  apresentaram o preenchimento do prontuário do SUAS, e os registros de acompanhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o chamado Centro POP.

Também estavam presentes na oficina, secretários, contadores,  coordenadores e técnicos da assistência social de vários municípios da Região do Cariri. 

Projeto do Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em situação de violência- CRAM é aprovado pelo Legislativo cratense

Durante o tempo destinado à ordem do dia da sessão ordinária do último dia 18/03, da Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 1203001/2014, de autoria do Executivo cratense, que dispõe sobre a constituição e implantação do Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM).

De acordo com a matéria, o equipamento vem ao encontro do interesse público, ou seja, criar um espaço de atendimento psicológico, social, de orientação e de encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência.

Em sua justificativa, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos ressalta que a implantação do equipamento vem a fim de proporcionar o atendimento e acolhimento necessários para a superação da situação de violência ocorrida, contribuindo assim, para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania.

O CRAM é um serviço ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) ou a quem vier a assumir as suas funções institucionais, no que se refere à coordenação e funcionamento da política municipal de combate à violência contra as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário