quarta-feira, 12 de março de 2014



Hospital da UFC é lider de transplantes de fígado na América Latina

 

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) se tornou a unidade de saúde com o maior número de transplantes de fígado da América Latina no ano de 2013, com 130 operações. 

O hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC) superou o antigo líder, o Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo), com 102 transplantes no ano passado. O número ainda é maior que o registro de países como o México e o Chile.

A maior eficácia do atendimento realizado no HUWC e o consequente aumento do número de transplantes diminuíram a mortalidade dos pacientes na fila de espera, que era de quase 50% em 2010 e foi de 11% em 2013. A resposta dos pacientes que receberam um novo fígado também foi boa. A taxa de sobrevida no primeiro ano após o transplante chegou a quase 85%.

A UFC atribui o sucesso dos números do Hospital Universitário, divulgados no Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), à equipe multidisciplinar, ao desempenho da Central de Transplantes do Ceará e à solidariedade da sociedade em doar os órgãos dos entes queridos.

78% dos abatedouros são ilegais no Interior do Estado

Dos cerca de 180 municípios do Ceará com matadouros públicos, somente 33 são licenciados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Isto significa que 78% das cidades estão consumindo a chamada "carne de moita", ou seja, o abate não aconteceu conforme as exigências básicas da Vigilância Sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário