segunda-feira, 28 de abril de 2014

Crato sedia formatura regional do Pronatec e é destaque do programa no Ceará


Em uma solenidade realizada no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca) aconteceu  a formatura regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
Incluso no Brasil Sem Miséria, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal no ano de 2011, e tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Além disso, o programa visa aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
Na ocasião, foram entregues certificados aos alunos dos municípios de Altaneira, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Barro, Crato, Caririaçu, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Jardim, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Potengi e Várzea Alegre.
Representando a presidente Dilma Roussef esteve na solenidade o Diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller.
Em Crato o programa é executado pela prefeitura através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS). No primeiro trimestre deste ano de 2014 foram realizadas no município do Crato, 1.070 inscrições nos cursos ofertados pelo PRONATEC, com 717 inscrições confirmadas e os cursos em andamento.
Somente neste trimestre foram ofertados 81% da execução do ano de 2013. O que demonstra que o Crato pode ampliar sua participação no programa.  
No ano passado, 1.307 jovens se inscreveram no programa, e foram ofertados mais de 30 cursos, entre eles, de garçom, mecânico, maquiador e de Libras.
O destaque do Crato no programa se dá pela execução, ficando o Crato apenas atrás de Fortaleza em número de cursos e participantes.
A gestora da pasta da assistência social no Crato, Elizangela Rodrigues, destacou que um dos pontos estratégicos para que se tenha um bom funcionamento do programa no município, é a parceria entre os ofertantes, como o Sine/IDT. Ela disse ainda que a secretaria utiliza uma logística de funcionamento, onde o jovem faz uma pré-matrícula, depois encaminha para a unidade ofertante, garantindo assim, a sua matrícula. E segundo Elizangela, os pontos positivos do programa na nossa cidade são o grande número de matrículas alcançadas e a ampliação dos cursos para a zona rural, onde serão realizados em parceria com a Secretaria de Educação e ONG’s.
Em sua fala, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos informou que o município do Crato lidera todo o interior do Estado do Ceará em número de matrículas do PRONATEC, e disse que o programa é um exemplo da nossa administração. “Estamos aqui para trabalhar mais e profissionalizar os nossos jovens cidadãos”, ressaltou.
O prefeito destacou ainda que pretende ampliar o número de vagas do Pronatec em Crato para dar mais oportunidades de formação para jovens.
Também estavam presentes na formatura, o deputado estadual Camilo Santana, prefeitos José Leite de Barbalha e  Samuel Freire, de  Assaré, os formandos de vários municípios e autoridades locais e regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário