sábado, 26 de abril de 2014

Formatura regional do PRONATEC é realizada no município do Crato



O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na tarde da sexta-feira, dia 25, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), a formatura regional do PRONATEC. Na ocasião, foram entregues certificados aos alunos dos municípios de Altaneira, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Barro, Crato. Caririaçu, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Jardim, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Potengi e Várzea Alegre.
Incluso no Brasil Sem Miséria, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, no ano de 2011, e tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
No primeiro trimestre de 2014, foram realizadas no município do Crato, 1.070 inscrições nos cursos ofertados pelo PRONATEC, onde 717 estão confirmadas e os cursos já estão em andamento. Somente neste trimestre foram ofertados 81% da execução do ano de 2013. No ano passado, 1.307 jovens se inscreveram no programa, e foram ofertados mais de 30 cursos, entre eles, de garçom, mecânico, maquiador e de Libras.
A gestora da pasta da assistência social no Crato, Elizangela Rodrigues, destacou que um dos pontos estratégicos para que se tenha um bom funcionamento do programa no nosso município, é a parceria entre os ofertantes, como o Sine/IDT. Ela disse ainda que a secretaria utiliza uma logística de funcionamento, onde o jovem faz uma pré-matrícula, depois encaminha para a unidade ofertante, garantindo assim, a sua matrícula. E segundo Elizangela, os pontos positivos do programa na nossa cidade são o grande número de matrículas alcançadas, e a ampliação dos cursos para a zona rural, onde serão realizados em parceria com a Secretaria de Educação e ONG’s.
Em sua fala, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos informou que o município do Crato lidera todo o interior do Estado do Ceará em número de matrículas do PRONATEC, e disse que o programa é um exemplo de sua administração. “Estamos aqui para trabalhar mais e profissionalizar os nossos jovens cidadãos”, ressaltou. Também estavam presentes na formatura, o deputado estadual Camilo Santana, os prefeitos dos municípios de Barbalha e Assaré,  representantes do Sistema S (Senai, Senac e Sest/Senat), da FECOMÉRCIO,secretários municipais do Crato e autoridades.

Presidenta Dilma Rousseff envia mensagem aos alunos concludentes do PRONATEC

Durante a formatura regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), realizada nesta sexta-feira, 25,  no Ginásio Poliesportivo da URCA, a presidenta da República, Dilma Rousseff, enviou em vídeo, uma mensagem aos alunos concludentes do programa no município do Crato e da região do Cariri.
Dilma iniciou sua mensagem ressaltando que o Brasil se constrói é na educação e na formação de trabalhadores profissionais. De acordo com a presidenta, em três anos, o PRONATEC é o maior programa de formação profissionalizante do país, onde foram realizadas seis milhões de matrículas. A meta é chegar até o final de 2014, com oito milhões de matrículas feitas. “Chegou a hora de ampliar o programa, o nosso país precisa de trabalhadores profissionais”, frisou.
O Governo Federal investiu 24 bilhões na criação de cursos profissionalizantes. No PRONATEC, os alunos recebem todo o material didático, e as matrículas são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. Mais da metade dos alunos são jovens com faixa etária de 17 a 29 anos, e quase 70% são mulheres.
No ato representando a presidente Dilma Rousseff, o Diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, salientou a importância do empenho que as prefeituras têm realizado para que o Brasil Sem Miséria, através do PRONATEC, se concretize no nosso país.
Finalizando a mensagem, Dilma Rousseff parabenizou a todos pela formatura, e disse que chegou a hora de ampliar o programa, e também para que o Brasil melhore os serviços essenciais, bem como educação, saúde, transporte de qualidade, segurança, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário