sexta-feira, 25 de abril de 2014



PT desiste de recorrer ao Supremo contra CPI exclusiva da Petrobras

 

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou nesta quinta-feira (24) que seu partido desistiu de recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a liminar (decisão provisória) concedida pela ministra Rosa Weber que determinou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito exclusiva para investigar supostas irregularidades na Petrobras.
Segundo Humberto Costa, em vez de apresentar recurso na Suprema Corte, sua bancada vai contribuir para a instalação da CPI proposta pelos oposicionistas.  Apesar do recuo do PT, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta quinta, por meio de nota oficial, que a Casa irá recorrer ao plenário do Supremo contra a decisão de Rosa Weber. No comunicado, Renan defendeu que o "poder investigatório do Congresso" pode se estender por todos os temas de interesse nacional.

Universidade de Coimbra é a 1ª fora do Brasil a usar a nota do Enem

Uma das escolas mais antigas do mundo, a Universidade de Coimbra (Portugal) decidiu aceitar as notas de estudantes brasileiros no Enem como forma de acesso às suas vagas.
É a primeira instituição fora do Brasil que utilizará o exame nacional do ensino médio como forma de seleção de calouros.
Até então, os brasileiros interessados na escola portuguesa tinham de fazer uma prova da própria instituição.

STF absolve Collor de crime da época em que era presidente

Vinte e dois anos depois de deixar a presidência da República para escapar de um processo de impeachment, o senador Fernando Collor (PTB-AL) se livrou da última ação penal a que respondia no STF (Supremo Tribunal Federal) ainda relativa ao período em que comandou o país.
Absolvido por unanimidade no Supremo, Collor era acusado pelo Ministério Público de ter participado de um esquema de desvio de recursos através de contratos da presidência com agências de publicidade. O dinheiro desviado seria usado para o pagamento de suas contas pessoais, incluindo a pensão de um filho fora do casamento.

Brasil teve 1.700 casos de tráfico de pessoas de 2000 a 2013

Em estudo divulgado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) revela que de 2000 a 2013 foram registrados1.758 casos relacionados a tráfico de pessoas no Brasil. O caso mais recorrente é o de redução de pessoas a condições semelhantes às de escravidão, com 1.348 casos. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (24)
Outros casos que apareceram nas estatísticas do Ministério Público (MP) foram a entrega de filho menor para pessoa inidônea, com 127 registros; o aliciamento para fins de emigração (100 casos); o tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual (37); e tráfico internacional de pessoas (23 registros).
A Região Sudeste é a recordista de casos, com 754. O Centro-Oeste aparece em seguida, com358 registros, ligeiramente acima da Região Sul (332 casos).


Anistia Internacional cobra investigação sobre morte de dançarino

A Anistia Internacional, entidade mundial de defesa dos direitos humanos, cobrou nesta quinta-feira, 24, que as mortes de Douglas Rafael da Silva Pereira e Edilson Silva dos Santos, ocorridas nesta terça-feira, 22, em Copacabana, na zona sul do Rio, sejam investigadas e os autores, responsabilizados.
"Infelizmente, o índice de homicídios de jovens em territórios de favelas e periferias é alarmante. A polícia brasileira está entre aquelas que mais matam no mundo, segundo dados da ONU. Entre os jovens, a proporção de mortes é duas vezes maior se comparada com a idade adulta. E entre os jovens brasileiros que morrem, 78% são negros", alerta nota divulgada pela entidade.
"A Anistia Internacional Brasil pede não apenas que as mortes sejam devidamente investigadas, esclarecidas e responsabilizadas, mas que seja reconhecida a necessidade urgente de mudanças estruturais na organização das polícias, que incluam a sua desmilitarização, o aumento da transparência e a implementação de um controle externo efetivo das atividades policiais", conclui o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário