sexta-feira, 25 de abril de 2014

PT desiste de recorrer ao STF contra CPI da Petrobras























G1.

O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, Humberto Costa, anunciou nesta quinta-feira (24) que sua legenda desistiu de recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a liminar concedida pela ministra Rosa Weber e que determinou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar exclusivamente irregularidades na Petrobras. Apesar de ter atendido ao pedido da oposição, a magistrada admitiu a possibilidade que a comissão trate de outros temas.

De acordo com Humberto, em vez de apresentar recurso na Suprema Corte, sua bancada no Senado Federal vai contribuir para a instalação da CPI da Petrobras proposta pelos oposicionistas. “Nós resolvemos acatá-la [a liminar do STF] integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da comissão”, disse.

Após ter sido divulgado que o despacho da ministra Rosa Weber havia exigido que a comissão parlamentar investigasse apenas a estatal do petróleo, na noite de ontem, Humberto afirmou que seu partido iria recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal. O PT, entretanto, mudou de ideia após tomar conhecimento de que a liminar não impedia a apuração de outros temas depois da instalação da CPI.

Estratégia - Na manhã desta quinta-feira, líderes da base aliada se reuniram com o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para discutir como proceder diante da decisão da Suprema Corte de impedir a instalação de uma comissão ampla no Congresso Nacional. Os governistas decidiram, entre outras coisas, evitar discursos que pudessem passar a ideia de que o Palácio do Planalto estava tentando abafar as investigações contra a Petrobras.

"Estávamos o tempo inteiro nos colocando frontalmente contra essa ideia [da criação de uma comissão parlamentar exclusiva] porque sabíamos que seria usada pela oposição como espaço de debate político-eleitoral na tentativa de desgastar nosso governo. Mas, na medida em que o Supremo Tribunal Federal definiu, vamos para a comissão e vamos tentar evitar que ela vire um embate político", disse Humberto Costa após a reunião com Mercadante.

Apesar do recuo do Partido dos Trabalhadores, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou hoje, por meio de nota oficial, que a Casa Legislativa irá recorrer ao plenário do STF contra a decisão de Rosa Weber. Renan defendeu que o "poder investigatório do Congresso Nacional" pode se estender por todos os temas de interesse nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário