sexta-feira, 23 de maio de 2014

Governador Cid Gomes inaugura escola em Araripe‏

A rede estadual de ensino, em Araripe, município localizado na região do Cariri, será ampliada. A cidade receberá, nesta sexta-feira (23),  às 17 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Valter Nunes de Alencar. Esta é a 102ª inaugurada no Ceará. O governador Cid Gomes participa da solenidade, que também contará com a presença do secretário da Educação, Maurício Holanda. O investimento total é de R$ 9 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual, para construir, mobiliar e equipar o espaço educacional.

A nova escola tem capacidade para atender até 540 alunos, em tempo integral, período em que os estudantes fazem a educação básica e se preparam para o mundo do trabalho. Os jovens podem escolher entre os cursos técnicos em Agropecuária, Comércio, Meio Ambiente e Rede de Computadores. Nessa modalidade de ensino, o aluno também terá acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. As Escolas de Educação Profissional trabalham com modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Além disso, recebem livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação.

A aluna Maria Eduarda Emídio Lourenço, do curso de Agropecuária, garante que a implantação da escola na região despertou novas perspectivas em relação ao seu futuro profissional, pois o curso técnico dará oportunidades de atuar numa área carente de profissionais capacitados. "A escola vai contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências que me motivam a ser protagonista da minha própria história, o que facilitará o meu ingresso no mercado de trabalho" - reforça a estudante.

A estrutura, de 5.577,39 metros quadrados, é composta por 12 salas de aula, auditório, biblioteca e bloco pedagógico administrativo. Oferta laboratórios específicos para os cursos técnicos e de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. As instalações também possuem bibliotecas especializadas que permitem a integração e ampliação dos conteúdos que os alunos aprendem em sala de aula. Como o esporte e a cultura contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem, a escola dispõe de um ginásio esportivo e um teatro de arena. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

A EEEP de Araripe é a sexta unidade com esse nível de ensino sob a abrangência da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Crato. Em Araripe, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) contava apenas com a Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Carlota Távora.

O nome da EEEP é uma homenagem ao senhor Valter Nunes de Alencar, que viveu de 1932 a 2002, na cidade. Cidadão simples, exerceu profissões de marceneiro, carpinteiro, eletricista e encanador. Através de seu trabalho, demonstrou empenho e dedicação pelo que fazia. Conforme a comunidade, mantinha ótimo relacionamento com a juventude do município.

As Escolas de Educação Profissional começaram a ser implantadas em 2008. No momento, as 102 EEEPs reúnem 40 mil alunos. Até o final do ano, serão 140 escolas em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário