terça-feira, 26 de agosto de 2014

DPVAT Motos lideram indenizações

O alto índice de acidentes com motocicleta não é novidade. No Ceará, 66% das indenizações pagas por mortes, pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), envolvem veículos motorizados de duas rodas, segundo a Líder, administradora do seguro obrigatório. Reportagem publicada ontem pelo Diário do Nordeste aponta que, embora a incidência maior envolva motos, os acidentes com veículos são um problema sério: o Ceará contabiliza 224 mortes por mês no trânsito.
No primeiro semestre de 2014, conforme dados do DPVAT, foram 1.405 reembolsos, dos quais 927 estão relacionados a motos. Em igual período do ano passado, foram, ao todo, 1.424 ressarcimentos. As motocicletas estão vinculadas a 868.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Doutor José Frota (IJF), nos últimos sete meses de 2013, 9.102 deram entrada no hospital por acidentes por veículos motorizados de duas rodas. Já de janeiro a agosto deste ano, foram 9.665 ocorrências envolvendo motos.
Segundo estatística publicada no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), registrou-se até agosto do ano passado, 6.558 contingências com motocicletas. Destes, 646 foram vítimas fatais e 5.912 foram de pessoas relacionados a acidentes leves, médios e graves.
Cobrança
Devido ao alto índice de incidentes, o Ministério Público do Ceará deliberou uma recomendação ao superintendente do Detran, ao presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e ao comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), exigindo fiscalização mais intensa.
O documento, emitido ontem, estabeleceu um prazo de 20 dias, a partir do recebimento, para os órgãos notificarem se acatam ou não as sugestões. Em caso positivo, as autoridades devem indicar quais as providências que eles precisam adotar.
O MP cobra do Detran, AMC e PRE maior rigor na aplicação de multas sobre motociclistas e motoristas que não respeitem uma distância considerada segura em relação a outros veículos no trânsito, além da realização de ações educativas para orientá-los sobre as infrações.
Segundo a PRE, a recomendação do MP-CE já foi recebida pelo órgão e também afirma que já existe um aumento na fiscalização das rodovias estaduais. Uma atenção maior será voltada para ações de prevenção de acidentes para motociclistas. Além disso, será enviada resposta formal ao Ministério dentro do prazo.
De acordo com o assessor do Detran, Paulo Ernesto Serpa, o órgão irá atender aos pedidos do MP-CE, as atividades de fiscalização de velocidade máxima serão intensificadas. Segundo a assessoria de imprensa, a AMC ainda não foi notificada oficialmente sobre a recomendação do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário