sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ExpoBrejo deve movimentar R$ 5 milhões em negócios

Roberto Crispim
Animais de alta linhagem estão em exposição e podem ser adquiridos por meio de linhas de crédito especiais ofertadas por instituições financeiras como os Bancos do Brasil e do Nordeste. (Foto: José Furtado)
Com previsão de público diário estimado em cerca de 50 mil pessoas a I ExpoBrejo segue até o próximo domingo com perspectiva de negócios em torno dos R$ 5 milhões. Criada com a finalidade de fortalecer o setor agropecuário em Brejo Santo, a Feira de Animais acontece no Parque de Eventos e do Agronegócios Mario Leite Tavares e, já nesta primeira edição, disponibiliza mais de 2 mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos de raças competitivas com alta linhagem.

A I ExpoBrejo integra as comemorações dos 124 anos de emancipação de Brejo Santo e engloba, ainda, a 45° edição da Vaquejada do município, reconhecida nacionalmente como uma das maiores de todo o Nordeste.

Durante o período do evento, empresas especializadas na oferta de equipamentos e suplementos agrícolas também estarão expondo seus produtos. A ideia, segundo os organizadores, é facilitar a aproximação do pequeno produtor às novas tecnologias, bem como viabilizar os financiamentos que estarão sendo disponibilizados por duas instituições financeiras, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Além de incrementar o setor agropecuário do município, a I ExpoBrejo também cumpre o papel de ser uma importante alavanca de crescimento para a economia local. Hotéis e pousadas atingiram suas capacidades máximas e estão lotados.

Bares, restaurantes e demais equipamentos do gênero também comemoram a presença de grande número de turistas e visitantes. Em alguns restaurantes, inclusive, houve mudança nos cardápios para agradar a clientela. No interior do Parque de Eventos e do Agronegócio, além dos leilões de animais, também há parque de diversões para a criançada e feira da agricultura familiar e do artesanato, com participação de 150 expositores.

A área é uma das maiores do Nordeste, com 170 mil m², divididos em setores destinados a criadores de animais e a agricultores, que comercializarão seus produtos sem a necessidade de atravessadores.

A expectativa é de que, com o Centro do Agronegócio funcionando, o setor cresça 40% nos próximos anos.

"O espaço foi criado justamente para que houvesse a condição de oferecer aos nossos criadores de animais, bem como aos agricultores familiares, local específico para realização de seus negócios. Como as comercializações acontecerão de forma direta, portanto sem a presença de atravessadores, o rendimento será muito mais favorável", avalia a secretária de Agricultura de Brejo Santo, Fabiana Novaes.

A aposta em torno do sucesso do a ExpoBrejo é tanta que o evento nasce com o apoio de importantes empresas do cenário cearense e nacional, como por exemplo as montadoras Nissan e Chevrolet, Café Ojuara, grupo Zenir Móveis e Dilly Nordeste. A operadora Oi, uma das maiores do mercado nacional, também é uma das patrocinadoras do evento. A Oi estará presente com um estande para ativações do serviço Oi TV, que contará com promotores especializados.

O prefeito do município, Guilherme Landim, comemora o evento. "O volume de patrocinadores é prova desse trabalho. Além de credibilizarem o evento, estas empresas demonstram confiança na capacidade e no potencial que Brejo Santo possuí junto ao setor do agronegócio. A ExpoBrejo, na verdade, é a consolidação de todo esse esforço", observou.

No período da exposição, que acontece até o próximo domingo, haverá shows toda noite no Parque de Eventos e do Agronegócio.

Entre os artistas, Zezé di Carmo & Luciano, Léo Magalhães e as bandas Solteirões do Forró e Bonde do Brasil. O ingresso para acesso aos shows podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão, após o evento, doados às famílias carentes do município.

Mais informações:

Prefeitura Municipal
De Brejo Santo
Rua Manoel Inácio Bezerra, 192
Região do Cariri
Telefone: (88) 3531.1042

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário