quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MP pede informação sobre uso de dinheiro do Banco Central

28/08/2014 às 06:20
0




Procurador Rômulo Conrado encaminhou ofício ao deputado Lula Morais e outros, para obter mais informações sobre as denúncias (Foto: Kid Júnior/Diário do Nordeste)
O procurador regional eleitoral do Ceará, Rômulo Conrado, revelou ter encaminhado, na tarde de ontem, um ofício aos deputados estaduais Ely Aguiar (PSDC), Fernando Hugo (SD), Lula Morais (PCdoB) e ao deputado federal Chico Lopes (PCdoB) para que esclareçam ao Ministério Público Eleitoral as denúncias feitas por eles de que candidatos estariam comprando votos no Ceará, inclusive com dinheiro roubado do Banco Central, em Fortaleza.

Rômulo Conrado esclareceu que, no ofício encaminhado, o Ministério Público Eleitoral pede que os parlamentares informem os horários para que um encontro seja marcado com a intenção de permitir um aprofundamento das denúncias feitas no plenário da Assembleia.

O procurador revelou que muitas denúncias de que estaria havendo compra de votos em municípios do Interior tem chegado à Procuradoria Eleitoral, mas nenhuma das acusações rendeu elementos concretos que comprovassem o ato ilícito.

"Tem muitos comentários de compra de votos, mas todas são muito genéricas. Nenhuma resultou numa ação mais efetiva. Então, encaminhamos o ofício com a intenção deles serem ouvidos para ver se a gente consegue coletar elementos concretos", esclareceu.

De acordo com Rômulo Conrado, o Ministério Público Eleitoral tomou conhecimento das denúncias feitas pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa somente após a publicação da matéria na edição de ontem no Diário do Nordeste. A notícia destacou a denúncia feita pelo deputado Lula Morais de que um candidato a deputado federal tem, neste pleito, feito a "lavagem do dinheiro" roubado no assalto ao Banco Central, ainda em 2005.

Na discussão ocorrida em plenário, Fernando Hugo também afirmou que conhecia uma candidata à Assembleia Legislativa, correligionária de Lula Morais, que teria comprado votos em municípios da Ibiapaba. Já Ely Aguiar denunciou que os próprios dirigentes partidários vendiam as legendas em troca de mais sufrágios.

Apesar de o deputado federal Chico Lopes não ter participado da discussão na Assembleia Legislativa, Rômulo Conrado justificou também ter enviado ofício para o parlamentar, devido a uma declaração concedida à imprensa num momento anterior em que o representante do PCdoB também denunciou haver compra de votos no Interior.

Câmara Municipal

O vereador Márcio Cruz (PROS) classificou como demagogo o discurso do deputado Lula Morais (PCdoB), na última terça-feira, na Assembleia Legislativa sobre um candidato a deputado federal que, nestas eleições, estaria lavando dinheiro oriundo do furto do Banco Central na compra de votos em Fortaleza e no Interior do Estado.

Repercutindo a matéria publicada pelo Diário do Nordeste que tratou sobre o assunto, o vereador afirmou que o deputado esqueceu de dizer que um seu correligionário do PCdoB faz o mesmo no Município do Ipu. Segundo Márcio Cruz, o prefeito daquela cidade Sérgio Rufino estaria coagindo os guardas municipais e servidores municipais a votarem nos candidatos apoiados por ele.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário