domingo, 28 de setembro de 2014

Cariri: Instrutor dá dicas para ser aprovado na prova prática do Detran

Uma das principais dicas é manter a calma (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
Nervosismo e inabilidade são os principais fatores que levam pessoas a não serem aprovadas em provas práticas do Detran para se tornarem habilitadas por meio do recebimento da Carteira Nacional de Habilitação.

Buscando ajudar àqueles (as) que irão passar por esse teste, o Site Miséria conversou com o instrutor de trânsito Wladimir de Carvalho, que deu dicas valiosas a quem está nessa situação, próximo de uma avaliação. Confira:

Manter a calma
A primeira - e uma das mais importantes dicas - é a calma. Muitos não são aprovados “de primeira” justamente porque não mantêm a calma no momento da prova. Aqui cabe ocupar a mente com pensamentos que não seja a avaliação em si.

“Ter tranquilidade e tirar o foco, fazendo outras atividades paralelas. O ser humano é propenso a ter medo de avaliação. Então é ter tranquilidade e desviar o foco da prova em si”.

Treinar e só fazer a prova quando se sentir seguro
“Há pessoas que não possuem habilidade para um ou outro veículo e ela precisa de mais treinamento, se familiarizar melhor com aquele veículo que ela vai tirar habilitação. É uma questão de familiaridade”

Observar as regras de trânsito
Mesmo contendo fatores que eliminam, muitas pessoas acabam falhando nesse quesito. O nervosismo pode ser justificativa, mas o pouco estudo e a imprudência acabam por eliminar os alunos.
Dicas: manter a calma; treinar; sentir-se seguro e observar as regras de trânsito (Foto: Cicero Valério/ Agência Miséria)


Trânsito humanizado
Wladimir encerra as dicas, afirmando que as Auto Escolas poderiam formar os alunos além da ideia de apenas ser aprovado na prova prática, mas também para o trânsito humanizado.

“O trânsito da Região do Cariri é caótico, nervoso. Então os instrutores devem pegar algum tempo que sobra para trabalhar o psicológico dos alunos”, afirma.

Nesse sentido, caberia tratar de assuntos que vão além das 45 horas/aulas exigidas pelo Detran. “Precisamos de um trânsito humanizado. “Acho muito válido que hoje as Auto Escolas trabalhem também para preparar o aluno em todo sentido e não o sucesso pelo sucesso”.

Para os candidatos que não foram aprovados existe a possibilidade de continuar tentando. Wladimir oferece outra boa dica: “Primeiro é tentar de alguma forma apagar a primeira experiência, aos poucos, vendo que o dragão que você vai enfrentar muitas vezes não solta esse fogo todo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário