quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Percentuais mantêm Dilma e Tasso liderando

25.09.2014

Candidata à reeleição aumenta sua diferença sobre Marina; e para o Senado, o tucano está distante de Mauro

Tasso Jereissati (PSDB) tem 33 pontos percentuais à frente do seu principal concorrente na disputa pela vaga de senador, Mauro Filho (PROS), segundo os dados da terceira pesquisa feita pelo Ibope para a Televisão Verdes Mares. No início de setembro a diferença era de 34 pontos. A presidente Dilma Rousseff, dos candidatos citados pelos eleitores cearenses teve a maior indicação de intenção de voto: 5 pontos percentuais da pesquisa anterior para esta. Dilma hoje tem 61% da preferência do eleitorado deste Estado.
No Ceará, as intenções de voto da candidata Dilma Rousseff, em busca da reeleição, crescem de 56% para 61%. Já Marina Silva registrou uma queda de 6 pontos percentuais e apresenta hoje 19% das menções. O tucano Aécio Neves é mencionado por 7% dos entrevistados, oscilação de 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior. Os entrevistados com intenção de votar em branco ou anular o voto são 4% e os indecisos 6%.
Na pergunta espontânea, aumenta de 48% para 57% os entrevistados que declaram intenção de votar pela reeleição de Dilma. Marina Silva é lembrada por 15% e Aécio Neves tem 5% das menções. Não sabem ou preferem não responder esta pergunta 17% dos eleitores e as intenções de voto em branco ou nulo totalizam 4%.
Todos os demais candidatos à Presidência da República constavam da relação apresentada aos entrevistados, mas a exceção do Pastor Everaldo, nenhum outro obteve menção suficiente para alcançar 1%, observa o relatório do Ibope.
Senado
O ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, se mantém na liderança com 57% das intenções de voto para o Senado, tendo oscilado 2 pontos percentuais para mais em relação à última pesquisa. Em outro patamar está Mauro Filho que passa de 21% para 24% das intenções de voto. Os demais candidatos obtêm até 1% das menções cada. Os que têm intenção de votar em branco ou nulo correspondem a 7% e os indecisos representam 10% do eleitorado cearense.
Na pergunta espontânea, quase metade do eleitorado cearense (48%) não sabe dizer em quem votaria para senador (15 pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior). O tucano tem 34% das intenções de voto, enquanto o candidato do PROS obtém 10% (esses percentuais eram, respectivamente, 22% e 7% na última pesquisa).
Neste ano, será eleito apenas um senador no Ceará, assim como em todos os demais estados brasileiros e no Distrito Federal. O Senado vai se renovar em um terço de sua composição, uma vez que no pleito anterior a renovação foi de 2/3. A disputa pela vaga é majoritária, o que significa que o mais votado, no dia 5 de outubro será o eleito.
As entrevistas foram feitas com eleitores de 61 municípios. Elas são pessoais com utilização de um questionário elaborado de acordo com os objetivos propostos. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.
s

Nenhum comentário:

Postar um comentário