segunda-feira, 29 de setembro de 2014

VÉSPERA DA GREVE

Fluxo em bancos deve crescer hoje

29.09.2014

Último dia útil antes da paralisação, prevista para se iniciar amanhã, promete elevar tráfego nas agências

Image-0-Artigo-1709823-1
Após o início da greve, os clientes terão que recorrer a canais alternativos para fazer pagamentos
FOTO: FABIANE DE PAULA
O fim deste mês de setembro promete ser ainda mais movimentado nos bancos da Capital. Hoje é o último dia útil antes do início da greve dos bancários, prevista para iniciar amanhã após negociação fracassada entre trabalhadores e bancos ocorrida no último sábado (27).
Na oitava rodada, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) elevou o índice de reajuste de 7% para 7,35%, o que corresponderia a um ganho real de 0,94%, para os salários e demais verbas salariais, e de 7,5% para 8%, 1,55% acima da inflação, para os pisos. A proposta foi recusada pelos trabalhadores, que a consideraram insuficiente.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE), Carlos Eduardo Bezerra, além de o incremento no percentual não ter sido satisfatório, a Federação não teria levado à mesa tópicos como a ampliação do Estatuto da Segurança Bancária - aprovado em Fortaleza - para todos os bancos do País e o fim da cobrança abusiva por metas.
Ainda não há uma data marcada para a próxima rodada de negociações entre a Fenaban e os trabalhadores. Atualmente, o Ceará possui cerca de 10.000 pessoas atuando em 520 agências bancárias.
Uma nova assembleia da categoria será realizada às 19h de hoje, na sede do Sindicato dos Bancários, para organizar as ações da greve que deve iniciar no dia seguinte.
Alternativas
Os clientes devem se lembrar de que o início da greve não os isentam em relação ao pagamento das contas. Por isso, é essencial que recorram a canais alternativos para não serem penalizados com juros e multas devido ao atraso de contas. Os consumidores podem se dirigir, por exemplo, a correspondentes bancários, como lotéricas, Correios, farmácias e supermercados. Os caixas eletrônicos e o internet banking também recebem a maior parte dos pagamentos e podem ser aliados nos dias em que as agências estiverem paradas. Já transferências e saques de maior valor, financiamentos e outros serviços que dependem de análise de crédito terão que esperar o retorno dos serviços.
f

Nenhum comentário:

Postar um comentário