quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cid é cotado para assumir ministério
A- A A+
O nome do governador  Cid Gomes (Pros) está entre os cotados para assumir uma pasta na nova gestão de Dilma Rousseff (PT), presidente reeleita nas eleições do último domingo. A informação circulou em jornais da imprensa nacional e movimentou os bastidores da política.
O jornal O Globo publicou, ontem, por exemplo, o nome de Cid como sendo uma aposta certa para assumir um ministério, o mais provável seria o Ministério da Educação.
A expectativa para um cargo em Brasília já havia sido lançada em 2013 quando o então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, preparava-se para deixar o cargo e disputar o governo de São Paulo. Na época, especulou-se que Cid não teria aceito o convite para não abrir mão do governo do Ceará.
Na atual formação dos ministérios de Dilma, Cid foi quem indicou o ministro Francisco Teixeira, que comanda a Integração Nacional. A mesma pasta já foi tocada por Ciro Gomes (Pros) durante o governo Lula. A pasta também passa a ser uma possibilidade para Cid, já que o Ministério da Educação atualmente pertence ao PT, e o partido resiste em ceder o comando da pasta.
Nos bastidores, a informação é de que Dilma tem admiração pelos resultados de Cid no Governo do Ceará, especialmente na área de educação por conta do Programa Alfabetização na Idade Certa, por isso há uma maior especulação em torno do Ministério da Educação. A Secretaria de Educação do Ceará era comandada pela atual vice-governadora eleita, Izolda Cela, nome de confiança do governador.
Apesar da possível indicação de Cid para um ministério, o Pros vem se reunindo para cobrar mais espaço dentro do governo federal. O que significaria que, além da indicação do governador do Ceará, que poderia ser uma indicação pessoal da presidente, devido ao bom relacionamento entre os dois, o partido poderia pedir mais uma pasta. O que muitos integrantes do Pros reclamam é que todos os “louros” do governo federal vão para os Irmãos Ferreira Gomes.
O líder do governo na Assembleia, deputado José Sarto, acredita que apesar de o governador já ter manifestado o desejo de descansar, quando deixar o governo do Ceará, um pedido pessoal da presidente poderia fazê-lo aceitar o comando de uma pasta. “O que o governador tem manifestado é que ele pretende ficar afastado da vida pública e não tem interesse por nenhum ministério. O Cid é uma pessoa muito determinada a executar projetos, eu creio que se a presidente Dilma conversar com ele, mostrando a importância que seria ele assumir uma pasta, poderia o fazer mudar de ideia”, especulou.
Sarto ressalta ainda ser cedo para possíveis suposições, mas para ele, o governador estaria apto a comandar qualquer ministério. “Ainda temos alguns meses até 2015, até lá muita coisa pode mudar. Ainda é cedo. Cid é jovem e acredito na capacidade dele de comandar qualquer pasta que lhe for oferecida. Mas, vamos esperar”.
A assessoria de Cid disse desconhecer qualquer convite sobre a ida do governador para o governo federal.
Outros Nomes
Interlocutores do Planalto afirmam que a ideia é que os ministérios do novo mandato de Dilma sejam ocupados por políticos de estatura, nomes conhecidos popularmente. O atual governo contém nomes pouco conhecidos no comando dos ministérios, o que passaria imagem de irrelevância das pastas.
Além de Cid, foram cotados para trabalhar com a presidente a partir do dia 2 de janeiro o governador da Bahia, Jacques Wagner (PT); o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD); Miguel Rossetto, que deixou o Ministério do Desenvolvimento Agrário; os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais). Estariam de saída os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Marta Suplicy (Cultura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário