quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Deputados falam em “enganação” e “calote”
A- A A+
“Enganação”, “calote” e “enrolada” foram esses os termos utilizados por parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), ao repercutirem a informação veiculada pela imprensa, sobre a possibilidade de a Petrobras adiar a construção das refinarias Premium I, no Maranhão e a Premium II, no Ceará. Parlamentares como João Jaime (DEM) e Carlomano Marques (PMDB) ressaltaram que, ao avaliarem o Plano de Investimentos para o quadriênio de 2014/2018, os equipamentos sequer são citados.
João Jaime enfatizou que a promessa da refinaria configura um “estelionato eleitoral”.  “Trata-se de um presente da presidente Dilma Rousseff (PT) aos brasileiros, 72 horas depois de sua reeleição”, ironizou, apontando não ser “nenhuma surpresa” que a Petrobras adie o empreendimento no Ceará.
O democrata ressaltou que sempre analisa o Plano Quadrienal da Petrobras e que, mais uma vez, agora para os anos de 2014 a 2018, nenhum dos investimentos são citados. “Desde que o presidente Lula assumiu, de quatro em quatro anos, esse equipamento é prometido e essa refinaria sempre fica como uma das promessas políticas mais importantes e uma das explicações para o desenvolvimento futuro do Ceará. Mas logo após as eleições é desmentido”, acrescentou.
Para João Jaime, fica a sensação de que todos os cearenses foram enganados. “Até essa Casa foi enganada”, complementou, afirmando que a AL deve se posicionar e não atuar como “uma secretaria” dos governos federal e estadual, aprovando seus projetos em 48 horas.

PESADELO
“Um pesadelo”, além de uma “mentira”, foi o que opinou o peemedebista Carlomano Marques, ao jornal O Estado. “Hoje (ontem), Camilo deu uma entrevista onde afirmou que falou com o ex-presidente Lula. Mas não se fala em refinaria. Ele já fala em Cinturão das Águas que não tem nada a ver com o governo federal, que é dinheiro internacional que o Estado vai pagar. E a Transposição do Rio São Francisco que já está parada. Acabou de fechar as urnas e não tem lá um ser vivente, esse tipo de enrolada que não acredito mais”, declarou.
Já o deputado Roberto Mesquita (PV) enfatizou que “centenas de milhões” de investimentos por meio de empréstimos foram realizados pela AL, para recepcionar os investimentos para que a refinaria se instalasse no Estado. “Então, o Ceará não pode receber esse calote, é como se o cheque da presidente Dilma tivesse voltado”, ponderou.
O deputado Welington Landim (Pros) acrescentou que a Assembleia Legislativa tem que cobrar, reivindicar constantemente, fazendo movimentos, como foi até o início das obras da transposição das águas do Rio São Francisco. “Foram 20 anos de briga, luta, reivindicações, de disputa com o Sudeste e outros segmentos do Brasil que não aceitava a transposição e agora tá andando”, finalizou.

OBRA
Para a implantação da refinaria Premium II, estão previstos gastos da ordem de R$ 30 bilhões. A construção do equipamento no Ceará deverá absorver cerca de 40 mil operários. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a expectativa era de que as obras fossem iniciadas no primeiro trimestre de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário