domingo, 28 de dezembro de 2014

28/12/2014 às 07h48min - Atualizada em 28/12/2014 às 07h48min
Redação - Crato(CE)
TAMANHO DA FONTE
A-
A+
Juazeiro do Norte
Colina do Horto pronta para receber visitantes na entrada do ano
Não será permitido o estacionamento de carros próximo à entrada para a estátua e o casarão

Juazeiro do Norte. A romaria de fim de ano tem se intensificado cada vez mais em Juazeiro do Norte. São mais de 3 mil visitantes por dia, somente no Horto, segundo a coordenação local. O turismo e a visitação romeira se dá principalmente pelo período de férias e 13º dos trabalhadores. A oportunidade que o romeiro encontra para agradecer o ano que passou e pedir em preces pelo que se inicia bem.

A tradição de estar na Colina do Horto no momento da entrada do ano tem sido fortalecida por ser um dos pontos mais altos do Cariri e de onde se pode ver as manifestações de festejos na Cidade. Neste ano, a administração do Horto buscou ampliar o espaço, retirando do local, principalmente a partir do período de Natal, os carros da área mais próxima da entrada para a estátua e do casarão, para facilitar o trânsito de pedestres.

De acordo com o padre José Venturelli, administrador do Horto, o local passa a receber diariamente nesse período cerca de 60 ônibus de vários Estados do Nordeste e mais especialmente do Rio Grande do Norte.

Para ele, essa tem sido uma característica reforçada a cada ano com o acolhimento dos romeiros. Tanto nos dias que antecedem ao Natal, como em seguida, até fechar o ano, há a chegada intensa de romeiros. "No dia 24, há uma redução na quantidade de fiéis, já que as pessoas preferem passar essa data em família", diz ele.

Preservado

No local, os romeiros têm a oportunidade de participar das celebrações na capela do Bom Jesus do Horto, além de visitar o Museu Vivo do Padre Cícero, com imagem em tamanho natural dos principais personagens que conviveram com o sacerdote e fazem parte da história de fundação da Cidade, a exemplo das beatas e do médico Floro Bartolomeu, homem de confiança do religioso, e do próprio Padre Cícero e da beata Maria de Araújo. O prédio tem mais de cem anos, mas está preservado.

Segundo a secretária de Cultura e Romaria, Marli Bezerra, é dada continuidade a uma tradição e a secretaria vem garantindo apoio com atrações natalinas, como forma de recepcionar o romeiro. De acordo com o calendário da Prefeitura, o ciclo natalino é iniciado no dia 21 e termina apenas no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, com a Queima de Lapinhas na praça Padre Cícero.

Para Marli Bezerra, esse é um momento de reverenciar esse período do ciclo natalino, em Juazeiro do Norte, da maneira mais tradicional e cultural possível. Tanto que há iniciativa dos próprios grupos de tradição e as centenárias lapinhas da Cidade, como a Santa Clara; dos bairros Socorro, João Cabral, dentre outras áreas da cidade, de participarem do ritual da queima, que se realiza na praça Padre Cícero. Defronte à torre da hora, onde foi feita uma ornamentação com luzes este ano, foi montado um presépio no coreto da praça. O espaço é um dos mais privilegiados pelos romeiros para festejar esse período, na área do Centro da Cidade.

A programação do dia 6 de janeiro de 2015 terá início na Praça Padre Cícero, às 18h, com a apresentação de coral infantil, banda de música, peça teatral Baile do Menino Deus, lapinhas e reisados. As atrações são diversificadas e abrangem música, dança, artes cênicas, folclore e outros. Juazeiro recebeu decoração natalina desde a entrada da Cidade, juntamente com ornamentação que inspira o período. Também foram realizadas apresentações da banda de música na praça do Giradouro, no bairro Triângulo, e no Santuário dos Franciscanos, onde há grande concentração de visitantes.

A secretária Marli Bezerra afirma que os serviços de atendimento ao romeiro estarão sendo realizados e à disposição da Igreja, mesmo que não haja um receptivo específico, como acontece nas tradicionais romarias da Cidade, com maior concentração de pessoas durante os dias de realização.

A próxima delas, a Romaria das Candeias, começa no dia 28 de janeiro e vai até o dia 2 de fevereiro, fechando o ciclo das grandes romarias do ano, iniciada em setembro, com a festa de Nossa Senhora das Dores, abrindo 2015 com a primeira grande festa romeira, recebendo cerca de 250 mil pessoas.

Mais informações:

Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro / Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte

Rua Santo Agostinho, s/n - Centro Telefone (88) 8877-3402


Elizângela Santos

Colaboradora/DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário