sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Suplentes esperam ter espaço na Assembleia

26.12.2014

Alguns suplentes esperam ocupar a vaga de titulares que sejam convocados para atuar na gestão estadual

Image-0-Artigo-1766742-1
A deputada estadual Rachel Marques não conseguiu se eleger, mas espera ocupar vaga na AL ou mesmo em alguma secretaria da próxima gestão
FOTO: BRUNO GOMES
No último dia 5 de outubro, foram eleitos 24 novos deputados para a composição da Assembleia Legislativa do Ceará para a próxima Legislatura. Com o resultado das urnas, alguns parlamentares não conseguiram se reeleger e agora aguardam, como suplentes, assumir uma função parlamentar pelos próximos anos, caso o governador eleito, Camilo Santana, convoque deputados eleitos para a composição de seu secretariado.
Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo (SD), Dedé Teixeira (PT) e Rachel Marques (PT) são os deputados da atual Legislatura que não conseguiram reeleição e estão na expectativa de ser empossados na vaga de um dos titulares eleitos. Eles fazem parte da coligação formada por PRB, PT, PTB, PSL, PHS, PV, PSD, SD e PROS que conseguiu eleger 22 deputados para os próximos quatro anos.
Primeiro suplente da coligação, o deputado Leonardo Pinheiro, que está em seu primeiro mandato eletivo, disse que pretende permanecer como parlamentar na Casa Legislativa, ponderando que, caso haja convite para secretarias de Governo, vai pensar a respeito. No entanto, deixou claro que, com a indicação de nomes de parlamentares para o Poder Executivo, prefere permanecer na Assembleia.
Educação
Conforme Leonardo Pinheiro, há a possibilidade de o deputado Ivo Gomes (PROS) ser chamado para uma pasta, da Prefeitura de Fortaleza, uma vez que foi secretário Municipal de Educação. Ele disse ter conversado com ele e acredita que ele pode voltar para a Educação municipal para concluir o trabalho que iniciou no governo do prefeito Roberto Cláudio.
Assim como os outros suplentes, Pinheiro esperava que as indicações do governador Camilo Santana fossem divulgadas até o dia 20 de dezembro, um dia após a diplomação realizada, o que não ocorreu.
O deputado Professor Teodoro afirmou que todos os suplentes estavam "sonhando" com uma convocação do Poder Executivo de alguns parlamentares eleitos para a próxima Legislatura, ressaltando ainda que isso é comum nas relações entre Governo e Casa, assim como ocorreu nos governos de Cid Gomes.
No segundo mandato do atual governador, iniciado em 2011, foram chamados para assumirem pastas seis deputados estaduais eleitos: Mauro Filho, Camilo Santana, Nelson Martins, Ivo Gomes, Professor Pinheiro e Gony Arruda "A nossa expectativa é de sermos chamados e entrarmos, uma vez que, no meu caso, eu obtive 39 mil votos, bem mais do que muitos (deputados) que entraram", declara Teodoro.
Nos bastidores da Assembleia, deputados cogitavam a possibilidade de o deputado Dedé Teixeira (PT) ser chamado para a composição do secretariado do novo Governo, o que abriria outra vaga para os suplentes. O parlamentar não confirma a informação e disse que pretende contribuir com a nova gestão, seja no Executivo ou Legislativo.
"Há muita expectativa, mas nossa ideia é estar à disposição, seja no Executivo ou aqui na Casa. Estamos aguardando um posicionamento dele (Camilo Santana) para saber qual é a melhor forma de ajudá-lo", disse.
Dos deputados da atual Legislatura que não conseguiram se reeleger, a situação de Fernando Hugo (SD) é a mais complicada, uma vez que, mesmo sendo suplente da coligação que ajudou a eleger Camilo Santana, o parlamentar não apoiou a candidatura do petista, se rebelando junto com a maior parte dos deputados do Solidariedade. Hugo, que está na terceira suplência do bloco, disse que ficou "transtornado" ao não ser reeleito, já que tem "estima e amor" pela Assembleia, afirma.
Antipetismo
"Estou disposto a vir a essa Assembleia, caso ocorra algum chamamento objetivo. Porém, é público e notório que o governador Camilo Santana foi eleito pela indicação do governador Cid Gomes. (...) Sem dúvidas alguma o governador Camilo Santana sabe do meu antipetismo, principalmente pelos escândalos seqüenciais que ocorreram", argumentou o parlamentar.
Atual líder do PT na Assembleia Legislativa, a deputada Rachel Marques declarou que as discussões sobre convocações estão sendo tratadas entre a presidência dos partidos, juntamente com o governador eleito do Ceará, Camilo Santana. A parlamentar destacou que está à disposição da sigla e de Camilo, optando por não apontar a sua preferência. A petista ressaltou que a maior trajetória de experiência tem sido realizada na Casa, onde está no terceiro mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário