sábado, 24 de janeiro de 2015

Show faz homenagem a Humberto Teixeira

24.01.2015

Apresentação, que faz parte da Caravana Cearense do Baião, traz nova roupagem para as obras do compositor

Image-0-Artigo-1784429-1
Misturando o baião a ritmos como reggae, blues e bossa, o espetáculo comemora o cenário do iguatuense que ficou famoso pela parceria com Luiz Gonzaga
Iguatu Depois de percorrer seis municípios cearenses, desde outubro do ano passado, será realizado, amanhã, nesta cidade, o show musical "Humbertos", do projeto Caravana Cearense do Baião. O espetáculo comemora o centenário de nascimento do compositor iguatuense Humberto Teixeira, celebrado no último dia 5, e tem o apoio do Governo do Estado, por meio de Edital de Incentivo às Artes 2014 da Secretaria de Cultura.
A apresentação deste domingo também integra a programação de aniversário do município, que completa 162 anos de emancipação política. Está prevista uma homenagem à filha de Teixeira, a atriz Denise Dumont, que receberá comenda e visitará a Escola de Música Popular Humberto Teixeira, instalada no bairro Prado, em Iguatu.
O espetáculo já passou pelas cidades de Icó, Acopiara, Juazeiro do Norte, Crato, Assaré, Fortaleza e, finalmente, chegará à terra natal do compositor neste fim de semana. O projeto tem por objetivo levar ao público um pouco da história de Teixeira, da parceria firmada com Luiz Gonzaga, do nascimento do baião e dos principais sucessos da dupla em nova roupagem.
Comemorações
O show "Humbertos" nasceu nesta cidade e, em dezembro de 2013, chegou a ser apresentado durante a programação do Iguatu Natal de Luz, em praça pública. Na época, atraiu reduzido público. No último dia 5, por ocasião do centenário do compositor, a data passou despercebida. Não houve nenhuma manifestação cultural que lembrasse um dos ícones da música popular brasileira, criador de um ritmo próprio do Nordeste, que conquistou o Brasil e outros públicos externos.
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, disse que as comemorações e homenagens a Humberto Teixeira foram transferidas do dia 5 para a Semana do Município que foi aberta no último dia 19. "As duas datas estavam próximas, então fizemos uma programação ampla, com atividades sociais e culturais", frisou.
A apresentação, que integra a Caravana Cearense do Baião, lembra movimento que o próprio compositor fez no passado, a formação de caravanas de artistas pelo Brasil. "O nosso objetivo é mostrar ao público um pouco sobre o baião, enquanto forte movimento cultural brasileiro a partir da década de 1940, e enfatizar a figura do iguatuense Humberto Teixeira", frisou um dos coordenadores do movimento, Michel Prudêncio.
Mistura de ritmos
A homenagem mescla, em suas músicas, uma nova roupagem, com a presença do reggae, rock, blues, valsas, bossas e o próprio ritmo do xote e do baião. No palco, a formação tradicional da sanfona, da zabumba e do triângulo. Esses sons se misturam com guitarras, bateria, baixo elétrico, trombone, flauta e tuba. Cinco músicos integram o espetáculo.
"A proposta é reinventar as músicas que são conhecidas no mundo na voz de Luiz Gonzaga e de outros intérpretes, mostrando a teoria lendária de que o baião é pai de muitos ritmos", disse Helinho Gomes, diretor musical do espetáculo.
Além de bastante musical, o show levará ao público interpretações e representações com poesias teatralizadas. No elenco do espetáculo estão Helinho Gomes, os irmãos Michael e Michel Prudêncio, Sussu Mendonça, Paulo Cascavel, Francisco Prudêncio. Na técnica, Eloneudo Oliveira, Marcos Salmo e Andresa Lucena.
Ao longo deste ano, as apresentações vão continuar em quatro shoppings, teatros e estão previstos shows em outros Estados. De acordo com Marcos Salmo, produtor artístico, o espetáculo proporcionou posição de destaque no cenário musical para o grupo.
Em março, os músicos devem participar da abertura oficial das comemorações do centenário de Humberto Teixeira, no Cine Teatro São Luiz, e, provavelmente, a partir de maio, estarão entrando em uma turnê maior por outros Estados, como Salvador e Brasília. A expectativa é que o projeto permaneça até o fim deste ano, fazendo uma releitura das canções do compositor e homenageando o ritmo do baião.
História
Humberto Teixeira nasceu em Iguatu, no dia 5 de janeiro de 1915 e, ainda jovem, foi morar em Fortaleza. Mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde exerceu a função de advogado. Assumiu o cargo de deputado federal e empreendeu luta a favor dos direitos autorais.
Apresentado ao sanfoneiro Luiz Gonzaga, que procurava um parceiro que fizesse composições no ritmo nordestino, formou a dupla que fez sucesso e abriu as portas para um novo movimento musical brasileiro. Nascia o baião.
Dentre as composições de sucesso da dupla, estão "Asa Branca", "Assum Preto", "No meu pé de serra", "Juazeiro", "Respeita Januário" e "Qui nem jiló".

Nenhum comentário:

Postar um comentário