sábado, 31 de janeiro de 2015

Sobral tem nova plataforma de cultura

31.01.2015
Image-0-Artigo-1788971-1
O Instituto Tim desenvolve a plataforma em Sobral, que é o segundo município brasileiro a implementar a ferramenta e o primeiro do NE
FOTO: JESSYCA RODRIGUES
Sobral Já está funcionando a plataforma digital de gestão cultural e mapeamento colaborativo, o Sobral Cultura, resultado de parceria da Prefeitura com o Instituto Tim, que desenvolve a plataforma. Sobral é o segundo município brasileiro a implementar a ferramenta e primeiro do Nordeste.
Seguindo o exemplo de São Paulo, o Sobral Cultura tem como objetivo reunir informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da Cidade, de acordo com as informações da representante do Instituto Tim, Anna Carolina Meireles de Oliveira.
"Sobral foi escolhida a partir do estudo que apontou o município como destaque cultural e possível graças à Prefeitura, já que é a partir dela que a ferramenta "Mapas Culturais" será divulgada e difundida no cotidiano sobralense, a fim que cada pessoa possa não apenas consultar, mas também pontuar as atrações que estão ocorrendo na cidade".
As discussões para criação da plataforma tiveram início em 2013, quando agentes de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para debater a elaboração de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Dessa iniciativa surgiu Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e Estados e que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou Estado. Mapas Culturais está disponível para download gratuito no GitHub.
Carolina destaca que há dois tipos de usuários: o governamental e o público. O primeiro irá demarcar os pontos e eventos oficiais do município enquanto o segundo irá pontuar as ações realizadas por particulares ou eventuais. "Os usuários públicos podem marcar os eventos como grupos de leituras, apresentações livres e outras manifestações culturais que partam da iniciativa deles ou de amigos, já a Prefeitura demarcará as atrações oficiais, que entram no calendário do Município, e os pontos históricos, indicando lugares para visitar e coisas assim. Haverá uma marcação que irá diferenciar o que é oficial e o que não é".
Interação
Com esse tipo de iniciativa, ela conta que uma das grandes metas é fazer o cidadão interagir no dia a dia da sua cidade, criando um vinculo maior e, por consequência, uma maior consciência política. "Política no sentido de ser do povo. A plataforma Mapas Culturais é isso: ampliação da democracia, mapeamento dos principais lugares de ação cultural, participação do povo". Outro ponto que ela ressaltou é a possibilidade de que, com esse mapeamento, os órgãos possam visualizar melhor onde há ou não cultura dentro do município e assim realizar as intervenções necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário