segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CHUVAS no INTERIOR > Precipitações pontuais e acentuadas causam transtornos em Quixadá

Publicado em 22/02/2015 - 18:00 por  | 2 Comentários
CategoriasClimaMeteorologia
  •  
  •  
  •  Enviar para o Kindle
CQuixadá
Apesar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ter divulgado a probabilidade de chuvas abaixo da média até o mês de maio próximo, começa a chover com mais intensidade em todo o Estado. Depois de uma ventania seguida de chuva com relâmpagos e trovões em Iguatu, Cariús e Jucás, no Centro-Sul do Ceará, na quarta-feira de cinzas, as precipitações começaram a chegar com mais frequência no Sertão Central.
CNeste domingo, moradores da localidade de Poço Comprido, situada no distrito de Juá, na zona rural de Quixadá, ainda trabalhavam na restauração da parede de uma barragem, na Fazenda Vitória. Conforme o proprietário, Aldizio Vieira, o açude estava seco, mas uma chuva superior a 150mm repôs uma boa carga d’água na noite da sexta-feira para o sábado. Também provocou um vazamento na parede de argila com quase 100 metros de extensão. O jeito foi reunir trabalhadores, escavar a área afetada e reforçar com a compactação do barro.
Pelos cálculos do pequeno fazendeiro, quando atingir seu volume máximo, o seu principal reservatório garantirá carga hídrica para até três anos. Ele só não imaginava tamanho volume de água apenas em uma noite, mas foi o suficiente para perceber a força da natureza e a necessidade de reforçar a sua barragem. Além da sua lavoura e das suas criações, de gado, de cabras e ovelhas, ainda dá para ajudar a vizinhança. A barragem, situada à margem da CE-60, foi construída com recursos próprios, em 2011, ressaltou o proprietário.
Na sexta-feira, conforme a Funceme, havia chovido em 135 municípios cearenses. A maior precipitação havia sido registrada na Paraipaba, com 99mm. No Centro do Estado, choveu 82,8mm em Ibicuitinga e 77mm em Ibaretama. Mas para os moradores da comunidade rural de Quixadá as precipitações foram superiores aos 150mm. “O pluviômetro do nosso vizinho comporta até 150mm, mas com a chuva de pouco mais de hora o equipamento acabou transbordando. Por aqui há quem diga que a chuva passou dos 180mm numa noite”, comentou Vieira.
Outro morador daquela localidade, Francisco Antonio Bernardo, concorda. Apesar do curto período de chuva algumas estradas alagaram e um dos barreiros – como são chamados os pequenos açudes – da sua propriedade transbordou. Ele lamentou o reservatório estar assoreado. Esperava auxílio da Prefeitura de Quixadá para escavar um pouco mais e até para concluir a parede de outro barreiro. Apenas com a chuva de uma noite teria armazenado água para o ano todo. Atualmente, o barreiro cheio terá carga para no máximo seis meses, lamenta.
C
Ainda no distrito de Juá, a cerca de 25Km do Centro de Quixadá, parte da parede de uma das cacimbas do trabalhador rural Ivomar Macedo desabou com a última chuva. Na manhã seguinte ele não perdeu tempo. Convocou os vizinhos para trabalharem na restauração, afinal, quando a água das cisternas de placa das 30 famílias da redondeza acaba, recorrem ao seu reservatório. Apesar dos transtornos os moradores estão felizes, mas não escondem o desejo de chuvas mais suaves. Com precipitações tão intensas, ao invés de ajudar, vão é causar ainda mais sofrimento.
CC
Análise da Funceme
Conforme o órgão oficial de meteorologia do Estado há possibilidade de chuvas nesta segunda e terça-feira em todo o Ceará. O quadro será de nebulosidade nesses dias, decorrente da continuidade de áreas de instabilidade atmosférica. Ela se forma em virtude da atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS – sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura).
Neste domingo, até a publicação desta edição, havia chovido em 71 municípios do Ceará. As 10 maiores chuvas foram registradas e São Gonçalo Do Amarante, no posto de Suípe (103mm) e no posto de Pecém (80,3mm), Pindoretama (76mm), Ipueiras (61,2mm), Santa Quitéria (57.4mm), Aquiraz (50mm), Missão Velha (39mm), Senador Sá (33mm), Itaitinga (33mm) e Boa Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário