quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

REVISÃO

Chuvas que caem no Ceará perdem intensidade a partir de amanhã

25.02.2015

Image-0-Artigo-1803833-1
As chuvas trazem alegria para as crianças do sertão, que têm liberdade para brincar na rua
FOTO: A. C. ALVES
Fortaleza Choveu em 115 municípios das sete horas do dia 23 às sete horas desta terça-feira. A tendência, entretanto, é que as precipitações diminuam nos próximos dias. Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Leandro Valente, as chuvas dos últimos quatro dias foram provocadas pelo sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que se afastou da região.
"A tendência é que, por todo o dia de hoje e amanhã, não tenhamos chuvas tão significativas como as que registramos desde o sábado. As precipitações podem acontecer no Estado de forma reduzida". Em relação à recarga dos açudes, que apresentam nesse instante uma capacidade hídrica de 18,9%, Leandro destaca que não houve recarga significativa. "Foram poucas chuvas. Não deu para registrar recarga expressiva, a não ser em alguns açudes particulares de menores portes ou barreiros".
Nova Russas apresentou a maior precipitação, de 60 milímetros, seguida de Jati, com 52 mm e São Gonçalo do Amarante com 49 mm, com dados atualizados às 13h30.
Abaixo da média
Apesar das últimas chuvas, o prognóstico para a quadra invernosa deste ano, divulgado pela Funceme, no último dia 20, é pessimista. Segundo a instituição, a probabilidade é de que tenhamos chuvas abaixo da média até maio próximo.
As primeiras precipitações estão causando situações diversas. Enquanto em áreas urbanas ocorrem os transtornos de sempre, com ruas alegadas, galerias de esgoto entupidas e congestionamento no tráfego de veículos, na zona rural os agricultores comemoram.
Em Canindé, muitos beneficiados pelo Programa Água para Todos, do governo federal, estão liberando água das cisternas ou interrompendo a passagem de água do telhado para o equipamento por meio dos canos. Por outro lado, os mais otimistas já estão plantando milho, feijão e outras culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário