sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Tauá ganha fábrica de cisternas

27.02.2015

A empresa gaúcha se instalou em Tauá para facilitar o transporte dos reservatórios, que são muito grande

Image-0-Artigo-1804601-1
O transporte é facilitado pela proximidade dos municípios
FOTO: JORGE MOURA
Tauá No esforço de ampliar as ações de convivência com a estiagem no sertão cearense, o governo do Estado atraiu para esta cidade, localizada na região dos Inhamuns, uma fábrica de cisternas de polietileno. A empresa vai produzir 5.960 unidades para atender convênio firmado entre o Governo do Ceará e o Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 28,5 milhões.
A produção de cisternas no Interior é uma ação pioneira. O lote atual será destinado para atender demandas em municípios cearenses: Acaraú (3.714 unidades), Barroquinha (695), Chaval (643) e Piquet Carneiro (881). A previsão é que, até o próximo mês de março, o convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração esteja concluído. A empresa Bakof, de origem gaúcha, gera atualmente cerca de 100 empregos diretos na Cidade.
A indústria foi instalada em 2014 e já começou a produzir as cisternas de polietileno com capacidade de acumular 16 mil litros de água. É uma ação estratégia no conjunto de esforços para ampliar a oferta, torná-la mais próxima das regiões que enfrentam escassez de água e melhorar a logística de distribuição.
O secretário de Meio Ambiente do município de Tauá, Rogaciano Siqueira Oliveira, disse que a produção de cisternas no Interior do Estado está relacionada com o programa de universalização da água. "Além de gerar emprego na comunidade, facilita a distribuição das unidades", observou. "A produção é automatizada, moderna e tem ocorrido em três turnos para atender a demanda regional de cisternas e de outros produtos".
A secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Márcia Noronha, observou que a indústria Bakof tem matriz no Rio Grande do Sul e larga experiência na fabricação de caixas diversas e piscinas em polietileno. Chegou ao Município em abril de 2014 e montou linha de produção em um galpão alugado. "A empresa venceu licitação do Ministério da Integração Nacional para atender a demanda de quatro Estados do Nordeste. É mais viável uma produção local do que trazer as cisternas do Rio Grande do Sul em carretas".
Galpão
Há entraves de logística e de alto custo do frete. Afinal, as carretas transportam reduzido número de cisternas, que são grandes. Em decorrência do sucesso do empreendimento, a Prefeitura de Tauá, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Município, já firmou protocolo de intenções para a construção de um galpão para a sede da fábrica Bakof. "Atualmente funciona em dois galpões alugados.Os empresários estão satisfeitos com o andamento da unidade local", frisou Márcia Noronha.
Segundo a secretária, a unidade fabril de Tauá é especializada em cisternas de polietileno para atender à necessidade do Nordeste e à demanda do Programa Água para Todos, de universalização de acesso à água. Na última semana, o deputado estadual Odilon Aguiar se reuniu com o secretário-adjunto do Desenvolvimento Agrário, Wilson Brandão, para definir os últimos detalhes para o início da produção das cisternas.
"Além de assegurar um mecanismo para acumular água nesse período, esse convênio garante que dezenas de famílias do Sertão dos Inhamuns tenha um emprego", destacou Odilon Aguiar.
Para funcionar é necessário o equipamento ser instalado, com canos, conexões e calhas para recolher a água das chuvas que são despejadas nas cisternas.
Aditivo
Em fins de dezembro de 2014, o governo do Ceará assinou aditivo ao convênio do Estado com o Ministério da Integração Nacional para a instalação de mais 11.603 cisternas de polietileno em 12 municípios cearenses. O investimento é superior a R$ 52 milhões.
As obras serão executadas a partir de 2015 e beneficiarão os municípios de Acaraú (3.714), Pacatuba (434), Barroquinha (695), Chaval (643), Cruz (870), Mulungu (906), Paramoti (560), Piquet Carneiro (881), São Luis do Curu (975), Senador Sá (294), Tururu (827), Uruoca (804).
Disponibilidade
No Ceará já estão instaladas ou em processo de instalação 34.180 cisternas de polietileno, que têm capacidade de armazenar 16 mil litros d'água e a implantação dos equipamentos faz parte do Programa Água para Todos. A instalação dessas cisternas vai acontecer ao longo deste ano. No Ceará, entre 2007 e 2014 já foram instaladas 95.966 mil cisternas de placas, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O governo anunciou, em dezembro passado, que havia disponibilidade de recursos garantidos para a instalação de 166.708 cisternas de placas e polietileno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário