quinta-feira, 26 de março de 2015

Faculdade de Medicina do Crato será debatida nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa

Deputado José Aílton (no Centro) é o autor do requerimento da audiência (Foto: Flávio Pinto)

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa do Ceará vai realizar nesta sexta-feira (27), Audiência Pública para debater a instalação da Faculdade de Medicina no município do Crato. O requerimento é do deputado José Aílton Brasil (PP), que quer ampliar o debate para todos os parlamentares e conseguir o maior número de apoiadores para trazer a faculdade para o Crato.
O debate começa às 14h30min no complexo de Comissões Técnicas da Assembleia. Estão sendo aguardadas as presenças do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, secretários municipais, além de autoridades representativas da sociedade civil cratense, como empresários e profissionais liberais, além de educadores.
Os deputados federais José Guimarães e Arnon Bezerra são aguardados para os debates, bem como representantes do MEC, do Ministério da Saúde, Programa Mais Médicos e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado..
Em 2014,  o município do Crato se credenciou para receber a Faculdade de Medicina, mas acabou sendo desclassificada por não comprovar a quantidade mínima de leitos exigida no edital do MEC. Em janeiro, a prefeitura conseguiu juntar mais leitos de municípios vizinhos e voltou concorrer. O resultado deve ocorrer até o final deste mês.

Livro sobre Padre Cícero será lançado nesta sexta-feira, em São Paulo


Mais um livro será lançado sobre o Padre Cícero Romão Batista, que faleceu em 20 de julho de 1934 e continua sendo pesquisados e estudado em várias partes do mundo. "Os Sons do Adeus - Da Origem aos últimos Dias de Padre Cícero”, foi escrito pelo cearense  Gouveia de Hélias e será lançado na noite desta sexta-feira, 27, na Livraria Martins Fontes Paulista, localizada na Av. Paulista, 509, coração financeiro da cidade de São Paulo.
O livro com 264 páginas trás um relato completo sobre o padre nordestino, nascido em Crato no dia 24 de março de 1844. “Os Sons do Adeus – Da Origem aos últimos Dias de Padre Cícero”, segundo seu escritor, foi fruto de uma paixão que o acometeu ao recolher da tradição oral informações interessantes, a maioria delas dentro de sua própria família, sobre a vida do sacerdote e sobre os grandes eventos acontecidos no Vale do Cariri. Esses subsídios da tradição oral juntados à pesquisa de campo o habilitaram a escrever sobre Padre Cícero, dando, porém, ênfase e primazia aos sertanejos daquelas eras e à poesia que nascia agreste de suas manifestações religiosas apaixonadas.
Gouveia de Hélias nasceu em Redenção, cidade serrana do Estado do Ceará, estudou, na década de 1960, no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza – Seminário da Prainha – instituição jesuítica por onde passaram figuras polêmicas de nossa história contemporânea como Padre Cícero Romão Batista e D. Helder Câmara.  Gouveia de Hélias deixou o Seminário e mudou-se para o sul do país onde cursou Filosofia na Universidade de São Paulo. Em 2010, na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo, lançou seu primeiro trabalho, o “Dias Sem Compaixão”, um livro onde contava histórias do mundo do cangaceirismo.
Maiores informações
Livraria Martins Fontes Paulista
www.martinsfontespaulista.com.br
Av. Paulista, 509 - Tel.: 11 2167.9900
CEP 01311.910 - São Paulo SP
(Colaborou Roberto Bulhões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário