quarta-feira, 25 de março de 2015


NORDESTE

CE é 2º em casos de tuberculose

25.03.2015

Image-0-Artigo-1821737-1
O abandono do tratamento por parte dos pacientes é o maior entrave para a cura, segundo a coordenadora do Programa de Tuberculose do Hospital de Messejana
O Ceará ocupa a segunda colocação no Nordeste em casos de tuberculose, levando em conta o número de pessoas contaminadas a cada 100 mil habitantes. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, durante sessão solene realizada em razão do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, ontem. Em 2014, o Estado registrou 37 ocorrências para cada 100 mil habitantes, enquanto no Brasil esta proporção foi de 33,5.
Entre as capitais, Fortaleza está em terceiro lugar do Nordeste, com 58,2 casos para cada 100 mil habitantes, atrás de Recife e Salvador. A média nacional foi de 53,7. No ano passado, 68 mil pessoas foram infectadas pela doença no País. Ainda assim, conforme o Ministério da Saúde, houve queda de 22,8% na incidência nos últimos dez anos. Foi constatada queda de 20,7% no índice de mortalidade.
Para a coordenadora do Programa de Tuberculose do Hospital de Messejana, Tânia Brígido, a taxa de cura no Estado tem sido de apenas 72%, ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, 28 não conseguem se recuperar. A principal dificuldade, conforme a médica, é o abandono do tratamento por parte do paciente, além de alimentação precária e más condições de habitação.
A maneira mais eficiente de prevenir a doença é o diagnóstico precoce. Com o início do tratamento, interrompe-se a cadeia de disseminação. A vacina BCG também cumpre importante papel na prevenção da tuberculose, ao ser aplicada em crianças recém-nascidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário