quarta-feira, 22 de abril de 2015

Fonte: G1 e FOLHA

Justiça do Paraná prorroga prisão da cunhada de Vaccari

A Justiça Federal do Paraná decidiu, nesta terça-feira (21), prorrogar por mais cinco dias a prisão temporária de Marice Correa Lima, cunhada do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.
Ela é suspeita de ser subordinada do cunhado no esquema de desvios na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato, auxiliando na lavagem e na transferência do dinheiro à família Vaccari. Ela nega as acusações.
Novas provas colhidas pelo Ministério Público Federal indicam que Marice realizou depósitos não identificados na conta da irmã, a mulher de Vaccari, Giselda Lima. Dois deles foram feitos ainda em março de 2015.
"Tudo indica que Giselda recebe uma espécie de 'mesada' de fonte ilícita, paga pela investigada até março de 2015", afirmam os procuradores. Entre 2008 e 2014, a mulher de Vaccari recebeu R$ 583 mil em depósitos não identificados, segundo o Ministério Público.
O juiz federal Sergio Moro considerou que há chances de que Marice volte a praticar crimes, levando em conta os indícios colhidos até aqui. Ele afirmou ser "perturbador" o fato de haver indícios de seu envolvimento em crimes desde 2009 até 2015.
Moro determinou que Marice seja ouvida novamente pela Polícia Federal a respeito dos depósitos à irmã e esclareça a origem do dinheiro –já que, no depoimento colhido nesta segunda (20), ela negou ter feito transferências para Giselda.


Lei da terceirização volta ao debate hoje na Camara

O Plenário da Câmara dos Deputados retoma hoje a votação do projeto de lei que trata da terceirização (PL 4330/04). Os deputados já aprovaram o texto-base da proposta, mas precisam concluir a análise dos destaques e das emendas apresentados ao texto.
As duas últimas sessões em que a matéria foi debatida foram marcadas pela apresentação de várias emendas propondo mudanças mais profundas no texto do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA).
Protestos conduzidos pelas centrais sindicais também ocorreram em várias capitais do País contra certos pontos do projeto, como a permissão de terceirização das atividades-fim de uma empresa. Os sindicatos temem a precarização das relações trabalhistas.

Morte de Tancredo completou 30 anos

Após 21 anos de regime militar e depois de ser eleito pelo Colégio Eleitoral com maioria de votos, o ex-senador Tancredo  Neves era a esperança de muitos brasileiros. Ele firmou com os que foram às ruas lutar pelas eleições diretas o compromisso de virar a página da história do Brasil, colocando fim a um ciclo. Havia expectativa pelo 15 de março de 1985, quando Tancredo assumiria a Presidência.
As esperanças diminuíram com a internação dele 12 horas antes da posse em Brasília, onde se submeteu a uma cirurgia. As esperanças acabaram em 21 de abril, quando foi anunciada sua morte. "Tancredo representava a efetiva esperança da redemo-cratização. Sua morte foi um momento de muita frustração e dor para o povo", disse o professor da Universidade de Brasília e cientista político Flávio Britto.


Eletrobras Distribuição Piauí reabre concurso público com 345 vagas

 

A Eletrobras Distribuição Piauí reabriu as inscrições para o concurso público que visa a seleção para 345 vagas, assim como à formação de cadastro reserva. O novo período segue até o dia 8 de maio. Os candidatos com deficiência devem encaminhar a documentação exigida até o dia 18 de maio.
As oportunidades que estão disponíveis também foram retificadas. Agora o cargo de eletricista motorista oferece 277 vagas, além do cadastro reserva. As demais funções permanecem com o mesmo número. Elas são eletricista auxiliar, leiturista, técnico em eletrotécnica, arquivista e médico do trabalho

Escola da Marinha abre nova seleção com 43 vagas



A Diretoria de Ensino da Marinha  publicou novo edital de concurso público para admissão aos cursos de graduação da Escola Naval (EN). São 43 vagas disponíveis, sendo 31 para homens e 12 para mulheres. Do total de oportunidades, oito são destinadas a pessoas negras.
Para concorrer as ofertas é necessário ter entre 18 e 23 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2016, não ser casado e possuir ensino médio completo ou estar em fase de conclusão.
As inscrições no concurso da Marinha estarão abertas a partir do dia 27 de abril e irão até o dia 5 de junho pelos sites da DEnsM (www.ensino.mar.mil.br ewww.ingressomarinha.mar.mil.br). A taxa é de R$ 30 e o pagamento poderá ser efetuado até o dia 11 de junho.


Morre Pedro Eugênio, ex-deputado federal pelo PT de Pernambuco

Morreu na noite da segunda-feira (20), em São Paulo, o ex-deputado federal Pedro Eugênio de Castro Toledo Cabral (PT-PE), aos 66 anos.
O político tratava de problemas cardíacos e estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa desde janeiro, quando foi submetido a uma cirurgia coronariana.
O hospital não informou a causa da morte. Segundo amigos e familiares, Pedro Eugênio teve complicações enquanto se recuperava da cirurgia.
O corpo foi trazido a Recife, onde é velado  até a manhã desta quarta-feira (22).
A cerimônia de cremação está prevista para ocorrer às 11h de hoje no cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE), região metropolitana do Recife.
Para o governador Paulo Câmara (PSB-PE), "Pedro Eugênio foi um quadro qualificado da política de Pernambuco e sempre se destacou nas funções públicas que exerceu, em nível estadual e nacional".

22 de abril – Data do descobrimento do Brasil


O Descobrimento do Brasil deve ser entendido dentro do contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e se lançaram ao mar em busca de novas terras para explorar. Usavam também o mar como rota para chegar as Índias, grande centro comercial da época, onde compravam especiarias (temperos, tecidos, joias) para revender na Europa com alta lucratividade.

O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.

No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário