segunda-feira, 27 de abril de 2015

Posição do PSDB sobre impeachment será tomada com cautela, diz Aécio

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que a posição do partido em relação ao pedido de impeachment contra Dilma Rousseff será tomada com "cautela e responsabilidade" e de forma conjunta com os partidos de oposição.
Em nota divulgada neste sábado (25), Aécio afirmou que o partido continuará ouvindo juristas a respeito das denúncias contra o governo federal.
A posição do senador vai no sentido oposto à adotada pela sigla na Câmara –o líder do bloco, Carlos Sampaio (SP), havia afirmado nesta sexta (24) que a bancada decidiu já existirem elementos suficientes para propor imediatamente o impeachment de Dilma, não havendo necessidade de aguardar fatos novos ou pareceres jurídicos.

CPI da Petrobras quer convocar aliado de Renan para depoimento

Aliados do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e integrantes da oposição na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a corrupção na Petrobrasplanejam convocar um aliado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para depor na CPI.
A cúpula da comissão quer ouvir o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, afilhado de Renan que é apontado como elo do esquema na empresa, uma subsidiária da Petrobras responsável pelo armazenamento e pelo transporte de combustível.
A convocação de Machado para depor poderá contribuir para um acirramento da disputa que Cunha, o presidente da Câmara, trava com Renan, que preside o Senado, por protagonismo no comando do Congresso e no PMDB.

Senado anuncia bloco contra Eduardo Cunha

Senadores começaram a articular a criação de uma frente suprapartidária com o objetivo de "barrar" pautas patrocinadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que eventualmente cheguem à Casa.
O grupo, que começou a ser formado durante a tramitação do projeto que fixa o marco legal da biodiversidade, na semana passada, definiu ao menos quatro pautas prioritárias para serem discutidas em outro ritmo no Senado. Além da tercei-rização, as propostas que tratam da redução da maioridade penal, da flexibilização do porte de armas com mudanças no Estatuto do Desarmamento e o chamado Estatuto da Família, que determina, entre outros pontos, que apenas a união de um homem e uma mulher pode constituir uma família. Desses, apenas a terceirização já passou pela Câmara: "Temos um momento novo na política e um presidente da Câmara que está vindo com uma agenda extremamente conservadora e de supressão de direitos", afirmou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), um dos articuladores da criação da frente.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), outro articulador da frente, disse ter ficado "horrorizado" com o fato de Cunha falar que restabelecerá a proposta de terceirização aprovada pela Câmara caso o Senado realize modificações. "É a primeira vez que vejo uma posição monocrática, como se todos fossem vassalos dele", afirmou.
"Se ele tem esse poder, muito bem, que exerça, mas nós no Senado temos que cumprir o nosso papel", completou o pedetista, que, embora não tenha apoiado em fevereiro a reeleição de Renan, é a favor da posição dele de manter uma tramitação normal da proposta no Senado.

Execução de brasileiro é 'inaceitável', diz Itamaraty em nota à Indonésia

O Itamaraty entregou neste domingo (26) ao governo indonésio nota em que classifica de "inaceitável" a possibilidade de que Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, seja executado na Indonésia e, ao mesmo tempo, apela para que o fuzilamento iminente do brasileiro seja cancelado e que ele seja internado em hospital psiquiátrico.
A nota afirma ainda que o governo da Indonésia se recusa a reconhecer, a despeito do "bom senso e de normas básicas de proteção aos direitos humanos", que Gularte é doente - dois laudos constataram que ele sofre de esquizofrenia paranoide. A Procuradoria-Geral, órgão responsável pelas execuções, fez uma terceira avaliação no brasileiro, mas o resultado jamais foi divulgado.
O documento foi entregue ao encarregado de negócios da Embaixada da Indonésia em Brasília e, nesta segunda (27), uma cópia será levada ao Ministério das Relações Exteriores indonésio, em Jacarta (capital do país). Nele, o Brasil diz respeitar a soberania da Indonésia, mas sustenta que a pena de morte não é "eficaz para enfrentar o narcotráfico".

Laboratório desenvolve substâncias antimaláricas a partir de plantas amazônicas

 

As pesquisas para o desenvolvimento demedicamentos contra a malária a partir desubstâncias extraídas de plantas da Amazônia brasileira estão avançadas. Os pesquisadores do Laboratório de Princípios Ativos da Amazônia (Lapaam), que faz parte do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), possuem cerca de seis substâncias isoladas bem caracterizadas,capazes de matar os parasitas da malária.
A informação é do farmacêutico Luiz Francisco Rocha, responsável pela área de farmacologia do Lapaam. Um artigo com os resultados recentes das pesquisas do laboratório foi aceito para publicação naAntimicrobial Agents and Chemotherapy, uma revista de prestígio no meio científico, em biotecnologia, farmácia e química.

Brasileiros criam grupo do Facebook em apoio a vítimas de terremoto no Nepal

 

Os brasileiros João Pedro Demore e Guilherme Samel criaram uma página do Facebook chamada "AJUDA NEPAL - grupo brasileiro colaborativo" com o intuito deajudar vítimas do terremoto de magnitude 7,8 que abalou o Nepal no último sábado (25). 
Com mais de 700 membros, o grupo torna possível trocar informações e atualizaçõessobre a situação de brasileiros e estrangeiros no país, divulgar campanhas de doação e pedir a ajuda dos internautas para localizar familiares e amigos brasileiros desaparecidos na região.

Cerca 79 brasileiros estão no país, mas apenas 54 desses foram localizados em segurança, segundo o Itamaraty. O terremoto até o momento já matou mais de 2.400 pessoas e não há registro de brasileiros entre os mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário