sábado, 11 de abril de 2015

Tumulto: PB nega a Cunha título de cidadão

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a enfrentar protestos nesta sexta (10), desta vez em João Pessoa. O deputado, que acompanhava uma sessão no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, foi recebido por manifestantes portando cartazes com os dizeres "Fora, Cunha". O peemedebista enfrentou protestos semelhantes em visitas a São Paulo e Porto Alegre.
Na quinta (9), a Câmara de João Pessoa negou pedido da vereadora Eliza Virgínia (PSDB), da Assembleia de Deus, para dar ao deputado o título de cidadão pessoense.
Ativistas ligados ao movimento LGBT e à CUT vaiaram o deputado em todas as suas tentativas de discursar. A sessão foi interrompida diversas vezes, até ser encerrada sem que Cunha pudesse falar. Houve confronto com os seguranças da Casa, e a porta de vidro que dá acesso ao plenário foi quebrada.
Cunha acompanhou em silêncio a manifestação. Quando as vaias se intensificaram, o deputado se retirou do plenário e deixou o prédio escoltado por policiais. (Da Folha de S.Paulo)


11/04

2015

Moro critica "longevidade de políticos corruptos"

Da Folha de S.Paulo – Flávio Ferreira
Magistrado citou o caso do ex-deputado Pedro Corrêa, que, mesmo cassado, 'continuou recebendo propinas'
Em despacho sobre a prisão do ex-deputado André Vargas (ex-PT-PR, hoje sem partido), o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, lamentou a "longevidade na vida pública" de políticos envolvidos em crimes de corrupção.
Segundo Moro, "infelizmente, no Brasil, não raramente agentes políticos surpreendidos na prática de crimes graves, alguns até presos e condenados, mantêm surpreendente longevidade na vida pública".
O magistrado citou o caso de Pedro Corrêa, "que teve o seu mandato cassado em 2006, mas continuou, como indicam as provas descobertas na Operação Lava Jato, recebendo propinas periódicas decorrentes do esquema criminoso na Petrobras".
Sobre Vargas, Moro disse que, apesar dele ter tido o mandato cassado pela Câmara, "seria ingenuidade acreditar que não dispõe de qualquer poder político". Ele disse haver "risco" de Vargas recuperar o mandato no futuro, "como tantos outros fizeram", e que nem todos os agentes públicos envolvidos no esquema já foram identificados.


11/04

2015

Pedro Corrêa "vai passar o Brasil a limpo"

Do portal PE 247
O advogado Clóvis Corrêa Filho, que representa o ex-deputado Pedro Côrrea (PP-PE), disse nesta sexta-feira (10) que o aconselhou a fazer delação premiada. "A minha sugestão é que ele faça delação premiada. Ele tem 67 anos de idade, é diabético, tem pressão alta. O caminho que ele tem é o de colaborar com a Justiça", afirmou o advogado. Ele disse ainda que o ex-deputado tem como contribuir com as investigações. "Demais, demais, demais, vai passar a República a limpo, se ele contar tudinho", afirmou. Corrêa foi preso nesta sexta feira, 10, sob suspeita de ligação com esquema de propinas na Petrobras.
Segundo o decreto de prisão, subscrito pelo juiz federal Sérgio Moro, o ex-deputado recebeu valores ilícitos do doleiro Alberto Youssef, peça central da Operação Lava Jato, mesmo quando estava sob julgamento no Supremo Tribunal Federal no processo do Mensalão. Condenado no mensalão, Pedro Corrêa cumpre pena na penitenciária de Canhotinho, a 210 quilômetros de Recife (PE). Ele será transferido do local para a capital pernambucana no sábado, 11, de helicóptero, e depois irá para Curitiba, base das investigações da Lava Jato.


11/04

2015

A vaquinha de Jefferson

Bernardo Mello Franco
Autor da denúncia do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson, 61, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal na próxima segunda-feira para deixar a cadeia e cumprir o resto da pena em casa.
Ele pagou ontem a multa imposta pela corte ao condená-lo a sete anos e 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O depósito de R$ 840.862,54 era exigido para pedir a progressão ao regime aberto.
Uma foto do recibo chegou aos celulares de quem participou da vaquinha. "Acabo de pagar a multa. Agradeço aos amigos a força que me deram", escreveu Jefferson. A quantia foi quitada em dinheiro em uma agência do Banco do Brasil.
Na lista de doadores, estão políticos como o deputado Benito Gama e o ex-senador Sérgio Zambiasi. Jefferson mantém contatos com todos eles, em articulação discreta para acelerar a fusão do PTB com o DEM.
O ex-deputado tem pressa para deixar a cadeia. Está de casamento marcado com a enfermeira Ana Lúcia Novaes, 46. Os dois já vivem juntos há 13 anos e vão formalizar a união no fim de maio com festa em Três Rios, no interior fluminense.
"A Ana esteve ao meu lado na CPI, na cassação, no julgamento e na luta contra o câncer. Deus reserva a poucos homens uma mulher como ela", derrama-se o ex-deputado. "E eu devia uma satisfação à família dela..."
Segundo Jefferson, a cerimônia será "coisa simples", e os convidados não passarão de 200. Ele encomendou o terno ao alfaiate brasiliense Severo Silva, que faz suas roupas desde que chegou ao Congresso. A noiva teve mais trabalho: visitou lojas no Rio e em São Paulo atrás do vestido.
Enquanto a liberdade não sai, Jefferson dá expediente em um escritório de advocacia no Rio e volta à noite para a prisão. Anteontem ele se divertiu com os ratos na CPI e reprovou o depoimento do tesoureiro petista João Vaccari. "Eu preferia o Delúbio, mesmo cheio de Lexotan. Ele era mais autêntico...", comentou, antes de soltar sua conhecida gargalhada.


11/04

2015

Obama e Castro: aperto de mão histórico

Da Folha Online – Sylvia Colombo
O presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimentou o ditador cubano Raúl Castro, na noite desta sexta (10), na cerimônia de abertura da Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá.
O encontro, breve, no qual ambos também trocaram algumas palavras, foi testemunhado pelos presidentes Rafael Correa (Equador) e Juan Manuel Santos (Colômbia), além do secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.
Durante a cerimônia de abertura, Castro esteve sentado na mesma fileira que Obama, mas não houve contato entre eles.
Dilma, sentada na primeira fila, ficou ao lado do boliviano Evo Morales.
Cuba e EUA, com relações rompidas desde 1961, pouco após a Revolução Cubana, em 1959, ensaiam uma reaproximação que teve um dos pontos altos no dia 17 de dezembro, quando os países anunciaram, entre outras coisas, que reabrirão suas embaixadas.
Obama e Raúl devem ter um encontro formal neste sábado.
Nesta quinta, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, já haviam se reunido por três horas na capital do Panamá.
Foi o encontro de mais alto nível entre Estados Unidos e Cuba desde 1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário