segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cruz do Pontal começa a ser erguida em Santana do Cariri


Apesar do atraso, as obras estão sendo tocadas, visando ao incremento dos atrativos turísticos

Image-0-Artigo-1853329-1
O projeto faz parte doa serviços de melhoria da infraestrutura do Geopark Araripe, incluindo novos abrigos, lixeiras, bicicletários e adequação das trilhas
Image-1-Artigo-1853329-1
Estrutura está fincada na parte alta da chapada do Araripe destacando o mirante
FOTOS: ELIZÃNGELA SANTOS
Santana do Cariri. Após dois anos da queda, a Cruz do Pontal começa a ser reconstruído, numa das partes de maior altitude da região. O símbolo marca a passagem para o século XX. Desde que uma antiga cruz de madeira foi fincada no local, gerou-se uma devoção ao Bom Jesus. O projeto foi reiniciado em outubro do ano passado, com a construção da base para o símbolo cristão, que será um pouco maior, além do novo mirante que será construído de forma ampliada no local. A meta é entregar toda a obra pronta em setembro deste ano.
O projeto faz parte dos serviços de melhoria da infraestrutura do Geopark Araripe, nos seus geossítios, envolvendo desde o mobiliário, incluindo melhores abrigos, lixeiras, bicicletários e adequação das trilhas para receber os visitantes. No caso do Pontal, foi inserida a construção de uma nova cruz de metal, o mirante, e outras melhorias. A anterior chegou a ficar corroída pela ferrugem e caiu.
A demora na execução, segundo a coordenadora de projetos, Isabella Cantal, do Cidades do Ceará - Cariri Central, é que, na verdade, sequer houve um atraso, já que a obra se encontra apenas no começo. Mas para o grau de risco para um trabalho que vem sendo realizado no local, foi preciso uma inspeção por parte de técnicos especializados. "No começo da obra houve dúvidas em relação às fundações. Com isso, surgiu um impasse de 30 dias, acompanhado de uma reestruturação do espaço, para que não sejam gerados problemas futuros", diz.
Trilha
O projeto, segundo Isabella Cantal, deve contar com uma segurança atestada. Uma pequena trilha para chegar ao local também contará com melhorias. Por ser um trecho íngreme entre as pedras, como forma de oferecer maior segurança aos participantes das trilhas, serão colocadas novas argolas em substituição as que já existem fincadas nas pedras para auxiliar na escalada dos trilheiros.
A cruz terá uma altura de 21 metros e largura de mais 9,5 metros de largura. De acordo com a coordenadora, estão sendo investidos na infraestrutura dos geossítios, R$ 3,5 milhões, mas esse valor está sendo reavaliado para que seja feito aditivo para mudança dos preços. Será um pouco maior do que a anterior.
Estão sendo atendidos com as melhorias seis geossítos, dos nove existentes com projetos de mobiliários urbanos, melhorias das trilhas, estacionamentos, banheiros, sala multiuso, calçamentos em pedra tosca, entre outras adequações. Ela destacou a importância da execução obra, com recursos oriundos de um empréstimo do Banco Mundial, para a renovação do Selo Verde para o Geopark. Neste ano, está prevista a análise do projeto, para a revalidação do selo. Isabella afirma que mesmo sem uma intencionalidade, houve uma coincidência com o período de avaliação do Geopark. Mas que mesmo assim, o projeto estava previsto para ser feito, independente da data.
Em setembro haverá uma grande celebração no local, em devoção à Santa Cruz. O Padre Paulo Lemos, da paróquia de Nossa Senhora Santana, matriz do município, afirma que esse é um espaço de devoção que deve ser preservado pela representatividade histórica e simbólica existentes. "Foi um monumento erguido na passagem do milênio, mas podemos ver que há uma devoção à cruz", diz.
Fósseis
Denominada por lei estadual como a Capital da Peleontologia, a cidade de Santana do Cariri abriga peças fossilizadas em um dos mais importantes museus do período Cretáceo inferior do mundo, com quase 10 mil peças. Ano passado, o equipamento fez 25 anos de instituído e já conta com mais de 350 mil visitantes e turistas. A cidade passou a ser uma das principais rotas do turismo regional, por ter áreas de visitação que se tornaram referência, como o Parque dos Pterossauros e o Pontal da Santa Cruz. No mirante pode ser apreciada uma visão privilegiada da Chapada do Araripe, com ângulo de mais de 200 graus.
A luta pelo fortalecimento do turismo e melhoria da infraestrutura dos equipamentos tem sido uma das principais metas empreendidas nos últimos anos, na cidade. Tanto que poderá ser uma das inseridas no Consórcio de Turismo Regional que vem sendo debatido para a região, com sete cidades.
Casario
Vizinho ao município de Nova Olinda, normalmente os visitantes passam pela Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Kariri, onde é contada a história dos primeiros habitantes da região, para depois seguirem viagem para Santana. Há também uma forte referência do casario antigo da cidade, com resgate das histórias relacionadas ao tempo dos coronéis, no sertão nordestino.
Outro aspecto que tem sido alvo de bastante divulgação em Santana do Cariri é o turismo religioso. Além do pontal, como ponto de referência para o ecoturismo e o turismo de aventura, com as trilhas na Chapada, há também uma pequena capela onde as pessoas buscam momentos de oração.
A menina Benigna Cardoso da Silva, em fase de análise para beatificação no Vaticano, é também personagem importante da história. Mais de sete décadas depois dela morrer assassinada na cidade, há vários casos de milagres atribuídos à menina.
O cruzeiro, monumento erguido há mais de 750 metros acima do nível do mar, pesando cerca de 17 toneladas e com 20 metros de altura e instalado por mais de 10 anos, marcou a passagem do século na região do Cariri. A maior parte do símbolo caiu sobre a plataforma do mirante, no alto da Chapada do Araripe.
O espaço do pontal conta com sinalização turística, viária e totens descritivos que contam a história do local. Uma pequena capelinha serve com inspiração, para registro de imagens dos visitantes, além de espaço de orações para quem vai ao pontal, tendo como principal motivação a fé e a esperança de graças a ser alcançadas. A cruz quebrada na base ficou totalmente partida e o ferro velho retorcido. E.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário