segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dilma evita TV no Dia das Mães

A presidente Dilma Rousseff manteve, ontem, a estratégia de não se expor em rede nacional, para evitar protestos e panelaços, e homenageou as mães nas redes sociais. No Twitter, publicou foto de quando era bebê, no colo da mãe, Dilma Jane, e disse que abria seu coração de mãe e avó para desejar felicidades às mulheres do país.
A mensagem também foi divulgada no Facebook, no qual a petista lembrou de um verso do poeta Mario Quintana. "Mãe é quem cuida, quem acolhe e quem protege os seus pequeninos, mesmo quando crescem, diante da roda da vida".
O PSDB também usou, ontem, as redes sociais para atacar o governo com novo anúncio.
Veiculado, depois, em cadeia nacional de televisão, o anúncio acusa o governo de transferir para a população o custo das perdas sofridas com o desvio de recursos na Petrobras.
"Para se manter no poder, Dilma e o PT esconderam a verdadeira situação do Brasil. O que já era grave, ficou ainda pior", afirma o locutor tucano.
Mas se a presidente evitou discursar na TV para fugir de eventuais panelaços, no sábado (9), ela foi alvo de protestos. Cerca de 30 pessoas fizeram um panelaço contra Dilma durante o casamento do seu cardiologista, o médico Roberto Kalil, com a endocrinologista Claudia Cozer, em São Paulo.
 

Planalto tenta acelerar votação da segunda MP do pacote de ajuste fiscal

O Planalto começa a semana em negociação para que a Câmara vote nesta terça (12) a segunda medida do pacote de ajuste fiscal, que restringe benefícios previdenciários, e o Senado aprecie a medida que endurece o acesso ao seguro-desemprego, cuja aprovação foi concluída na quinta (7).
As medidas provisórias do pacote fiscal expiram em junho. Por isso, a presidente Dilma Rousseff quer acelerar a votação. Além das MPs, o governo precisa ainda aprovar um projeto de lei que altera a política de desoneração da folha de pagamento.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), diz que o mais provável é que a MP 664 seja apreciada na quarta (13), e não na terça, porque outra MP editada pelo governo, que aumenta o limite de recursos repassados pela União para o BNDES, precisa ser votada antes dela.
 

Morre senador Luiz Henrique da Silveira em Santa Catarina

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) morreu na tarde deste domingo (10), na cidade de Joinville, aos 75 anos. O parlamentar chegou a ser internado no Hospital da Unimed, mas não resistiu.
O peemedebista estava em sua casa, em Joinville, quando passou mal. Segundo o hospital, a causa da morte, registrada às 15h15, foi um infarto.
 
Brasil tem mais de 20 milhões de mães solteiras, aponta pesquisa

O Brasil tem 67 milhões de mães, segundo pesquisa do Instituto Data Popular. Dessas, 31% são solteiras e 46% trabalham. Com idade média de 47 anos, 55% das mães pertencem à classe média, 25% à classe alta e 20% são de classe baixa. Pouco mais de um terço dos filhos adultos (36%) ajudam financeiramente as progenitoras.

De acordo com o estudo, as mães do século 21 são menos conservadoras e mais interessadas em tecnologia do que as do século 20. Entre as mães do século passado, 75% acreditavam que uma pessoa só pode ser feliz se constituir família. O percentual de verdade dessa premissa cai para 66% para as mães da nova geração. Para 58% das mães da geração anterior é um dever da mulher cuidar das refeições. Enquanto esse pensamento prevalece em apenas 45% das progenitoras do século 21.

A geração anterior também acha que é principalmente papel do homem trazer dinheiro para dentro de casa (55%) e que as tarefas domésticas são dever da mulher (60%). Entre as mais novas, 43% acreditam no papel do homem provedor e 48% veem a mulher como responsável pelo lar.

Em relação a tecnologia, 35% das mães da geração atual disseram que não imaginam a vida sem internet, contra 14% das que experimentaram a maternidade antes dos anos 2000. 63% das mães do século 21 disseram que adoram produtos tecnológicos de última geração. Entre as mais velhas, o percentual é de 38%.


 Jovem é resgatado vivo após passar 8h soterrado em Salvador

 

Três pessoas morreram soterradas após deslizamento de terra na Rua Coronel Pedro Ferrão, nas proximidades da Rua Nilo Peçanha, na região da Baixa do Fiscal, em Salvador, neste domingo (10). As vítimas são uma mulher de 37 anos e um rapaz de 28, que eram irmãos, além de um idoso de 64 anos. A informação é confirmada pela Secretaria de Saúde do Município (SMS), Defesa Civil (Codesal) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), órgãos que prestaram assistência às vítimas.
Dentre os sobreviventes da tragédia está um adolescente 14 anos, que passou mais de oito horas soterrado e foi resgatado pelos Bombeiros por volta das 20h. O jovem é filho da mulher encontrada morta no local da tragédia. Segundo a Prefeitura de Salvador, com base em relatos da SMS, o adolescente estava consciente no momento do resgate. Não há informações sobre a unidade médica para onde a vítima foi encaminhada, como também sobre estado de saúde.
Além do jovem resgatado, outros quatro feridos foram socorridos por moradores e encaminhados para diversas unidades de saúde da capital baiana. De acordo com a Prefeitura, todos passam bem.

Conforme a Polícia Militar (PM), ao menos cinco imóveis desabaram na região do deslizamento, por conta das chuvas que atingiram a capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário