Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro do Norte (ACS), em greve há cerca de 40 dias, além de reivindicarem a volta do incentivo do Ministério da Saúde, já iniciaram outra luta. Segundo cálculos da categoria, os valores repassados nos últimos sete meses, retidos nos cofres da Prefeitura Municipal, ultrapassam os R$ 3,5 milhões.

Para a diretora regional do SindSaúde e presidente da Associação dos ACS, Márcia Vieira, o dinheiro faz falta diretamente na vida dos profissionais. Ela cita casos de despejos e outras dificuldades financeiras com a retirada do incentivo.

Sobre a situação, em reunião com os vereadores, o prefeito interino Luiz Ivan Bezerra (PTB) assegurou que o dinheiro estava retido no caixa da Prefeitura, mas será repassado integralmente à categoria. O gestor afirma que já está buscando uma forma legal para fazer o repasse.


Em relação à greve, o prefeito pediu até o dia 10 de agosto para resolver o problema, prazo questionado pelo vereador Tarso Magno (PR). Luiz Ivan disse que vai recorrer ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para ser orientado sobre a situação.