terça-feira, 25 de agosto de 2015

Iniciada em Crato a campanha de prevenção e combate a Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma.

Com o objetivo de impulsionar o enfrentamento da Hanseníase, bem como da Geo-helmintíases e Tracoma, foi iniciada em Crato a campanha que busca identificar casos suspeitos para serem direcionados ao tratamento correto. O propósito do município é organizar as ações de combate para estudantes de escolas públicas com idade entre 5 e 14 anos.
No Crato, serão percorridas 52 escolas visando atender quase 3.500 alunos. Na última sexta-feira, 21, as atividades da campanha foram iniciadas na Escola José do Vale, no Barro Branco, com informações, entrega de material educativo e orientações para coleta de dados e possíveis encaminhamentos para tratamento.
A coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato, Nágela Garcia, ressalta que as escolas que farão parte da campanha, são cobertas pela atenção básica municipal. Nessa totalidade, equipes da Estratégia de Saúde da Família PSFs estarão realizando a ação em parceria com a secretaria municipal de Educação. 
Será realizada reunião com os pais ou responsáveis, além de entrega de material educativo. Lembrando que a coleta de dados e encaminhamentos serão realizados até outubro. 
O Secretário de Saúde do Crato Lucimiltom Macedo explica que as geo-helmintíases são parasitoses intestinais que provocam dores abdominais, vômitos, perda de peso, anemia, fraqueza e cansaço. O tracoma é uma doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções que pode levar a cegueira. A hanseníase (antigamente conhecida como lepra), tem como sintomas o surgimento de manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e causa sensibilidade ao calor ou frio, provocando dor tátil. “Todas estas doenças têm tratamento rápido e eficaz, quando diagnosticadas precocemente”, completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário