sábado, 29 de agosto de 2015

Limoeiro comemora emancipação

A Barragem das Pedrinhas é uma das principais atrações naturais da cidade de Limoeiro do Norte: atrai a comunidade local e visitantes ( Fotos: Ellen Freitas )
Limoeiro do Norte. A Princesa do Vale, como ficou conhecido este município, completa, neste domingo, 118 anos de emancipação política. A Vila, que se desenvolveu entre os rios Jaguaribe e Banabuiú é hoje uma das cidades mais importantes da região do Baixo Jaguaribe, e tem suas memórias contadas até hoje por seus moradores. As primeiras ocupações das terras, onde hoje é a cidade, pelos brancos europeus, datam do ano de 1687, mas só em 1878 o pequeno povoado foi elevado a categoria de Vila.
A cidade abriga equipamentos públicos que atendem a toda a região, como sedes de justiça, centros de ensino superior, entre outros. A expansão do agronegócio coloca a cidade entre as principais exportadoras de frutas do Ceará. "Foi essa crescente oferta de serviço que fez com a cidade se instituísse polo e permaneça sedo buscada por pessoas de outros municípios circunvizinhos", acrescentou o professor historiador e diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), Rameres Regis.
Para ele um dos momentos importantes na história do município foi a implantação da Diocese, que agregou outros progressos advindos, principalmente ligados a área educacional.
O historiador ressalta ser a Fafidam uma das instituições de ensino mais antigas do interior do Estado, criada pelo primeiro Bispo da cidade, Dom Aureliano Matos, e inaugurada do dia 8 de agosto de 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário