sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Deputada cobra atenção a crianças na primeira infância

A deputada Fernanda Pessoa apontou, ontem, que pesquisas têm revelado a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança ( FOTO: JOSÉ LEOMAR )
A deputada Fernanda Pessoa (PR) chamou a atenção de pais e educadores para a importância da primeira infância na formação do cidadão. Segundo ela, tão importante quanto a educação dos filhos é o ato de brincar e cuidar das crianças.
"Vemos crianças sendo negligenciadas e impedidas de ser crianças. Vemos crianças ainda sofrendo as mais diversas violências e agressões", reclamou, salientando que o Estado só será mais justo e humano se as crianças receberem os cuidados certos na primeira infância. Ela destacou Lei Estadual sancionada pelo Governo que criou a Semana do Lazer Infantil no Ceará, de 20 a 27 de setembro.
"O brincar aproxima a criança de outros mundos e libera a criança das limitações do seu mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias. Quando brincam, liberam a imaginação e a criatividade", defendeu.
A parlamentar salientou que pesquisas têm revelado a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, auxiliando na coordenação motora, nas habilidades visuais e auditivas e no raciocínio e inteligência. Ela citou trabalho da Universidade da Irlanda do Norte, feito com 500 pessoas, que constatou que os adultos mais saudáveis e mais ativos tiveram uma infância com brincadeiras.
Outra pesquisa, da Universidade Yale, nos Estados Unidos, constatou que crianças que passam muito tempo assistindo televisão, navegando na internet ou jogando videogames estão mais propensas a desenvolver problemas como obesidade, fumo, uso de drogas e álcool, falta de atenção e hiperatividade, além de apresentar baixo rendimento escolar. "O lazer e as brincadeiras funcionam como um momento no de divertimento para a criança e para o adulto", defendeu.
'Percebemos como o brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil. Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras significa contribuir para um desenvolvimento saudável", disse.
Ela afirmou ainda que o zelo pelas crianças não é uma tarefa exclusiva dos pais, mas de outros familiares, da comunidade, dos profissionais de saúde, dos educadores e governantes. Pessoa lamentou que crianças estejam sendo agredidas e violentadas sexualmente. "Precisamos somar forças e aumentar o sistema de garantia de direitos das crianças, sensibilizando a sociedade a fiscalizar ações de abuso e de todo tipo de violência contra as crianças", defendeu.
Prioridade
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef como objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. "A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e construção das relações sociais, que influenciarão a vida afetiva, profissional e social para sempre. E nós precisamos ter um olhar mais atento a tudo isso".
Corroborando a opinião da colega, a deputada Rachel Marques (PT) disse ser preciso cuidar das crianças nesta fase da vida, porque as vivências negativas nessa fase da vida irão refletir posteriormente.
Ela destacou que a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, apresentou projeto que trata do direito de brincar das crianças, propondo a visitação às casas das famílias para desenvolver um vínculo familiar, além da construção de parques infantis, bem como de praças específicas para as crianças. Ela ressaltou que o programa tem como objetivo assegurar às crianças o direito de brincar, de crescer e de viver bem essa fase da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário