sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Campanha pede que médicos receitem livros para estimular desenvolvimento infantil


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Fundação Itaú Social e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal,  lançou a campanha “Receite um Livro”. Segundo a SBP, os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento. “É nesse período que a formação de conexões cerebrais é mais propícia. Além disso, há cada vez mais evidências de que a arquitetura do cérebro é construída a partir das experiências vivenciadas. Por isso, é muito importante oferecer cuidado, afeto e estímulos o mais cedo possível à criança, até mesmo durante a gestação, para que ela possa desenvolver de forma plena habilidades como pensar, falar e aprender”, esclarece a entidade.
 A campanha incentiva que pediatras orientem as famílias a ler em voz alta para os filhos, especialmente na primeira infância - período que vai da gestação aos seis anos.  Conforme aponta a SBP, o estímulo a leitura resulta diretamente em melhoria da qualidade de vida e da capacidade de aprendizado, com reflexos positivos até a vida adulta. Neste período, 90% das conexões cerebrais são formadas. “Nas crianças de 0 a 6 anos de idade está aberta uma “janela de oportunidades” para o estímulo neuronal do cérebro, que deve ser aproveitada”, defende Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP.
Benefícios
Na análise do presidente, todas as crianças e também os adolescentes vão se beneficiar com a leitura. “Tenho falado, inclusive, para as mães que têm crianças com atraso (no desenvolvimento), que elas têm que estimular os filhos. É preciso conversar muito com essas crianças, ler para elas, porque o cérebro se desenvolve bastante. Temos janelas de oportunidades no nosso cérebro, e compete a nós, pediatras, orientar sobre isso”.
(Agência da Boa Notícia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário