quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Comissão do BID visita obras em Sobral

O prefeito Veveu Arruda recebeu a comitiva do BID em visita à antiga Lagoa José Euclides, que, por conta das seguidas invasões ao longo dos anos, foi transformada numa espécie de esgoto a céu aberto ( Foto: Marcelino Júnior )
Sobral A visita a esta cidade da equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), acontecida na manhã de ontem, teve como primeiro ponto de parada a antiga Lagoa José Euclides, que por conta das seguidas invasões, ao longo dos anos, foi transformada numa espécie de esgoto a céu aberto, no bairro de mesmo nome. O grave problema social instalado ali sempre chamou atenção das sucessivas gestões municipais, mas nada havia sido feito para minimizar o impacto das construções irregulares no entorno do manancial.
O terreno invadido, além de pertencer ao Município, também é considerado uma área de risco para moradias, segundo informações da Defesa Civil. O levantamento social feito pela Prefeitura contabiliza 141 famílias instaladas no local. Destas, 89 já se encontram com a documentação em processo de aprovação com vistas ao remanejamento para o Conjunto Nova Caiçara, um complexo de apartamentos construído próximo dali, que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida.
"O processo de retirada dessas famílias está em pleno andamento. Temos o perfil social de cada uma delas e estamos em fase de negociação para indenização ou recolocação no novo conjunto", disse Gizela Gomes, secretária de Urbanismo. Após o processo de reassentamento das famílias, o município, que dispõe de um projeto de urbanização já aprovado para o local, também contará com a participação financeira do BID para execução das obras de revitalização da Lagoa, que será transformada num equipamento de lazer e práticas esportivas.
O processo licitatório das obras de requalificação das praças Duque de Caxias, (já entregue), do Patrocínio (obra já entregue) e Praça Clodoveu Arruda (obra já entregue), contempladas com recursos do BID, havia sido concluído em julho do ano passado. O investimento total, da ordem de R$ 4 milhões, junto à Secretaria das Cidades, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Cidades do Ceará II), também beneficia, com reforma, a Praça da Várzea, além da readequação dos passeios públicos e da pavimentação do Sítio Histórico, no Centro de Sobral (Projeto Sobral Novo Centro).
Para Ilo Santiago, secretário do Obras de Sobral, "esta é a primeira visita de técnicos do Banco para verificar o andamento das obras, ver o que está concluído e o que ainda está em fase de conclusão. Estamos bem adiantados, pois a parte da pavimentação se encontra com cerca de 20% para sua conclusão, os passeios com 90%. A Praça da Várzea também está em fase final aproximadamente de 90%", afirmou o secretário.
Além de Sobral, o Projeto Cidades II, com apoio do BID, abrange outros municípios da Região Norte com reformas de espaços públicos, como Coreaú, e os demais 14 que fazem parte do consórcio que irá administrar o novo Centro de Tratamento de Resíduos, a ser instalado onde hoje funciona o aterro sanitário de Sobral. "Segundo Lúcio Gomes, secretário de Cidades, "o Vale do Jaguaribe também tem sido contemplado com importantes obras, e essa visita de hoje é mais um passo no processo na melhoria de vida das populações do Interior", disse.
O prefeito Veveu Arruda contou que estão previstos novos financiamentos do BID para projetos de urbanização da cidade, como a criação de uma nova Avenida Pericentral, para melhoria da mobilidade urbana e a instalação do Parque do Coração de Jesus, que interligará o Parque da Cidade à Lagoa da Fazenda, pontos de bastante movimentação. "Em breve, o Boulevard do Arco também será contemplado nesse pacote de obras com sua ampliação, garantindo mais espaço e segurança à população".

Nenhum comentário:

Postar um comentário