sábado, 31 de outubro de 2015

Parlamentares estão divididos

A pesquisa mostra, ainda, que 45% (146 parlamentares) defendem a renúncia do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ( FOTO: ANTÔNIO CRUZ/ AGÊNCIA BRASIL )
Rio de Janeiro/São Paulo. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que, entre 324 deputados ouvidos, 39% disseram que votarão a favor se o pedido de impeachment chegar ao plenário. Outros 32% afirmam que votarão contra. E quase 1/3 (29%) não se posicionou. Os resultados apontam que nem oposição nem o governo teriam votos para decidir a abertura do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
O Datafolha também ouviu 51 senadores e o maior grupo, 43%, votaria contra o impeachment da presidente. Já outros 37% têm intenção de votar a favor, enquanto outros 20% não se posicionaram.
A pesquisa mostra, ainda, que 45% (146 parlamentares) defendem a renúncia do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A Câmara é composta por 513 parlamentares, portanto, quase 1/3 do Parlamento é a favor da saída do peemedebista. Para 25%, ele deve ficar no cargo e 30% não se posicionaram. Confrontados com a hipótese de ter de votar pela cassação de Cunha, 52% não se posicionaram. Enquanto 35% disseram que votariam a favor da cassação de Cunha, 13% declararam que votariam contra.
Cunha é investigado no âmbito da Operação Lava-Jato, sob acusação de manter contas secretas no exterior abastecidas com dinheiro supostamente desviado da Petrobras. O peemedebista nega e tem repetido em público que não cogita renunciar à presidência da Câmara. Ele também está conduzindo o processo de impeachment da presidente Dilma na Câmara.
O levantamento foi realizado entre 19 e 28 de outubro e ouviu 63% dos parlamentares. Dos 375 entrevistados, 324 eram deputados e 51, senadores.
Na próxima semana, atos pró-impeachment no Congresso devem crescer. Os 14 integrantes do grupo Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, que se acorrentaram a uma das pilastras do Salão Verde da Câmara na quarta-feira, estão acampados no local desde então. Segundo eles, devem receber reforços nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário