sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Comunidades rurais reclamam de poços sem instalação

Moradores denunciam que há, pelo menos, 80 poços profundos perfurados faz mais de um ano, ociosos, sem instalação de canos, motores, bombas e alguns sem rede de energia elétrica ( Foto: Honório Barbosa )
Iguatu Somente nos municípios de Icó e de Cariús, ambos na região Centro-Sul do Ceará, há cerca de 80 poços profundos perfurados há mais de um ano, ociosos, sem instalação de canos, motores, bombas e alguns sem rede de energia elétrica. As comunidades rurais, que enfrentam grave crise de escassez de água, dependem cada vez mais dos carros-pipa. Em outros municípios o problema é recorrente, elevando o número a centenas de poços.
Nos últimos três anos, mediante o agravamento da seca no sertão cearense, instituições públicas passaram a perfurar poços profundos em localidades rurais na tentativa de encontrar água no subsolo para atender a demanda sempre crescente dos moradores de vilas, distritos e sítios. Nesse esforço, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) / Serviço Geológico do Brasil e prefeituras realizaram ações isoladas e em conjunto de perfuração de poços.
Muitos ficaram abandonados por apresentar baixa vazão, água salobra e até aqueles que deram água em quantidade elevada e de qualidade estão à espera de equipamentos de instalação. Não se tem um número preciso, mas, a julgar pelas reclamações de lideranças comunitárias, são centenas, em todas as regiões do Ceará.
Em Icó, o líder comunitário Vilfrido Leite Ribeiro, conhecido por França do Picolé, disse que são cerca de 40 poços perfurados em várias comunidades abandonados. "Há mais de um ano as máquinas fizeram a perfuração, mas até hoje não foram instaladas as bombas e a ligação elétrica", frisou. "A população sofre com a falta de água e está recebendo dos carros-pipa, que não é de boa qualidade". França do Picolé disse que o problema foi apresentado pelo prefeito Jaime Júnior ao governo do Estado.
"As reivindicações já foram encaminhadas e aguardamos o atendimento com maior brevidade", disse. "O quadro de escassez de água já é grave desde o ano passado e a situação tende a piorar a partir de janeiro vindouro, pois as fontes estão secando", completou.
O líder comunitário de Cariús, Luís Alberto Queiroz, contou que recentemente participou de audiência pública, na Assembleia Legislativa do Ceará, com a presença do titular da SRH, Francisco Teixeira.
"Cobrei instalação de 38 poços, perfurados na véspera da eleição do ano passado, e até hoje parados, sem funcionamento. O secretário mostrou-se surpreso, e levei a relação para a SRH, mas até agora as obras não foram retomadas, continua tudo na estaca zero", contou. Queiroz disse que, na próxima semana, vai retornar à SRH para cobrar novamente a instalação dos poços profundos perfurados. "Tem um deles que um produtor rural instalou uma bomba por conta própria e está retirando água, mas não permite o uso por outros moradores. Há muitas comunidades que enfrentam falta de água e um poço profundo, com chafariz, iria amenizar a crise de escassez", disse.
Sem água nos açudes, os moradores das áreas rurais dependem cada vez mais dos carros-pipa e dos poços profundos. Em recente encontro com os dirigentes da Federação de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado (Fetraece), o governador Camilo Santana assumiu o compromisso de instalar, até o fim deste ano, 25 poços já construídos e perfurar mais cem, segundo demanda apresentada pela Fetraece.
A Assessoria de Imprensa da SRH esclareceu que as reclamações oriundas das lideranças comunitárias são gerais, pois foram perfurados poços por vários órgãos. Em nota, a SRH destaca o esforço da gestão estadual em atender a todas as demandas por acesso à água, por meio de reuniões semanais de avaliação da crise hídrica. O atraso na ligação elétrica de poços, chafarizes e adutoras já foi tema de outras reportagens no Diário do Nordeste. Mas a Companhia Energética do Ceará (Coelce) informa que só pode esclarecer cada caso individualmente, mediante fornecimento de endereço.
Mais informações:
Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) - Telefone: (85) 3101- 4056
Companhia Energética do Ceará (Coelce) - Telefone: (85) 3453- 4883

Nenhum comentário:

Postar um comentário